/

Massiva “Esmeralda de Leão” desenterrada em África

Um grupo de mineiros na Zâmbia, em África, trouxeram à luz uma gigantesca esmeralda. O cristal maciço é de 5.655 quilates e pesa mais de um quilograma – ou seja, tem a massa de um cérebro humano adulto.

De acordo com a Gemfields, a empresa de mineração britânica que detém 75% da mina onde a esmeralda foi descoberta -, a pedra preciosa será leiloada em Singapura ainda no final deste mês. O Governo da Zâmbia possui os restantes 25%

A esmeralda foi descoberta no passado dia 2 de outubro em Kagem, a maior mina de esmeraldas do mundo, localizada no coração da Zâmbia. Segundo a Gemfields, Kagem produz aproximadamente 25% das esmeraldas comercializadas em todo o mundo.

A empresa britânica prometeu dividir 10% do valor da venda da esmeralda entre dois grupos locais dedicados à conservação de leões – o Programa dos Carnívoros da Zâmbia e o Projeto Carnívoro do Niassa. Por esse mesmo motivo, a Gemfields apelidou a pedra “Inkalamu”, que significa “leão” na língua local da Bemba, na Zâmbia.

Depois de vendida o mais provável é que a “Inkalmu” seja dividida em centenas de pedras individuais, revelaram especialistas da Gemfields. “A descendência deste leão – ‘O orgulho de Inkalamu’, por assim dizer – continuará o legado através das gerações futuras”, disse Elena Basaglia, gemologista da empresa de mineração.

(dr) Gemfields

Kagem é a mina de esmeraldas mais produtiva do mundo

As esmeraldas formaram-se há centenas de milhões de anos, à medida que o fluído do magma foi arrefecendo enquanto subia através das várias camadas de mineiras da Terra profunda. De acordo com o site de Kagem, as esmeraldas da Zâmbia são fruto de relações antigas entre dois tipos de rocha: o talco xisto magnetita (uma rocha preta que se formou há cerca de 1,8 mil milhões de anos) e pegmatito (uma rocha branca que se formou há 500 milhões de anos).

Recorrendo a modelos geológicos complexos, os cientistas de Kagem tentam mapear os locais onde é mais provável que se dê as maiores interseções entre estes dois rocha na totalidade da área da mina (41 quilómetros quadrados).

A maior esmerada não lapidada foi encontrada no Brasil em 2001 – e ficou apelidada de esmeralda baiana em alusão ao país. A pedra pesa cerca de 360 quilogramas, foi já roubada várias vezes e até já foi colocada à venda no Ebay por 75 milhões de dólares (cerca de 66 milhões de euros).

Como 1,1 quilogramas, a pedra agora encontrada na Zâmbia é mais modesta, mas não deixa de ser um achado impressionante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.