//

Donna Strickland não aparecia na Wikipedia por não ser conhecida. Agora ganhou o Nobel da Física

Warren Toda / EPA

A canadiana Donna Strickland ganhou o prémio Nobel da Física 2018 pelo seu trabalho no campo da física do laser

A cientista, distinguida com o prémio Nobel da Física esta semana pelo seu trabalho no campo da física do laser, nunca pôde ter uma página na Wikipedia porque alegadamente não era suficientemente conhecida.

Donna Strickland foi uma das vencedoras do Nobel da Física, esta terça-feira, juntamente com o norte-americano Arthur Ashkin e o francês Gérard Mourou, pelas suas invenções no campo da física do laser.

Ashkin recebeu uma metade do prémio, cerca de 870 mil euros, pelas pinças óticas e a sua aplicação aos sistemas biológicos e a dupla Strickland e Mourou ganhou a outra metade em conjunto pelo método de gerar pulsos óticos ultracurtos de alta intensidade.

A canadiana é a primeira mulher a ser laureada com o Nobel da Física em 55 anos. No entanto, apesar do seu distinto percurso, a cientista tem sido rejeitada pela Wikipedia (até agora), escreve o Science Alert.

Antes de ter sido distinguida com este prémio da Academia Sueca, todas as tentativas de criar uma página dedicada à investigadora nesta “enciclopédia online” foram rejeitadas porque alegadamente não era suficientemente conhecida.

Em maio, a Wikipedia rejeitou uma página da cientista porque não foi possível “mostrar uma cobertura significativa (não apenas menções) sobre o assunto”. Tal como nota o Quartz, antes de ganhar o Nobel 2018, Strickland só tinha sido mencionada nesta página devido a um artigo do colega francês.

Quando questionada sobre o facto de ter sido apenas a terceira mulher a ganhar esta distinção na história do Nobel, numa conferência de imprensa no dia em que ganhou o prémio, a investigadora mostrou-se surpreendida.

“A sério? Pensei que havia mais vencedoras”, revelou aos jornalistas. “Precisamos de celebrar as mulheres físicas porque nós andamos aí. Espero que, com o tempo, isto comece a avançar a um ritmo mais acelerado”, afirmou.

Strickland é professora associada na Universidade de Waterloo, no Canadá. Depois de receber o prémio, a investigadora finalmente foi merecedora de uma página na Wikipedia, que a descreve como “uma física canadiana, vencedora do prémio Nobel, pioneira no campo dos lasers”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.