/

A atriz chinesa reapareceu (e pede desculpa nas redes sociais)

瓜蛋 / Flickr

“Imperatriz da China”: Wu Zetian, vestida com um traje da dinastia Tang. Conhecida como Imperatriz Wu, foi a única mulher na história da China a ocupar o trono imperial

Desaparecida desde junho, Fan Bingbing, uma das atrizes mais famosas e bem pagas da China, reapareceu nas redes sociais. O comunicado, onde pede desculpas ao governo, foi publicado horas depois de o Partido Comunista Chinês divulgar a dívida de 129 milhões de dólares da atriz ao fisco chinês.

Depois de estar desaparecida cerca de três meses, Fan Bingbing publicou um pedido de desculpas ao governo chinês através da rede social chinesa Weibo.

Em poucas horas, o comunicado da atriz foi republicado mais de 100 mil vezes e recebeu quase 500 mil likes.

“Tenho sofrido uma quantidade sem precedentes de dor, passando por profunda auto-reflexão e introspeção. Sinto-me envergonhada e culpada pelo que fiz, e aqui ofereço as minhas sinceras desculpas a todos”, lê-se na publicação.

A atriz diz ainda ter perdido a “capacidade de controlo face aos interesses económicos” o que a terá levado a violar a lei. Na publicação, a atriz ainda sublinha aceitar a responsabilidade pelo crime e que pagará a dívida.

Aceito por completo as penalidades dadas pelas autoridades fiscais depois de ter sido realizada toda a investigação. Vou seguir a ordem final dada pelas autoridades fiscais e farei o meu melhor para levantar os fundos para pagar os impostos e multas“.

No futuro, Fan Bingbing diz que irá “cumprir a lei e respeitar as ordens”.

Na publicação a atriz diz ainda que o seu sucesso se deve ao apoio do seu país e do seu povo e que “sem as grandes políticas do Partido [Comunista] e do país, sem o amor do povo, não haveria Fan Bingbing”.

A publicação da atriz feita esta terça-feira surgiu horas depois de o Partido Comunista Chinês divulgar que a artista acumulou uma dívida de cerca de 129 milhões de dólares (112 milhões de euros).

O governo chinês confirmou a dívida através do canal estatal Xinhua onde revelou que a investigação à atriz foi iniciada em junho.

Formalmente acusada pelo crime de evasão fiscal, Fan Bingbin poderá escapar de um processo criminal pois este é o primeiro caso que enfrenta. Para ver a acusação cair, a atriz terá de pagar a totalidade do valor em falta até 31 de dezembro.

A atriz, de 36 anos, não era vista desde junho e o seu desaparecimento foi reportado depois de uma série de acusações, por parte do governo chinês, de que a artista estaria a fugir aos impostos.

O caso de artistas desaparecidos, depois de incumprimentos fiscais não é novidade no país asiático, o que levou a fortes suspeitas sobre o envolvimento das autoridades chineses.

ZAP // BBC / RFI

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.