/

Credibilidade do Governo em causa depois de suspeitas de plágio na tese de Sánchez

1

partyofeuropeansocialists / Flickr

Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez

Pedro Sánchez garante: “é rotundamente falso”. Ainda assim, a imprensa espanhola insiste que houve plágio na sua tese de doutoramento, suspeitas que colocam em causa a credibilidade do Governo.

Segundo o jornal espanhol ABC, o primeiro-ministro espanhol “copiou outros autores”, “usou informações do Governo de Zapatero” e “repetiu artigos seus já publicados” no seu trabalho final de doutoramento. Assim, para este meio de comunicação não resta qualquer dúvida de que Sánchez cometeu vários plágios na tese que defendeu em 2012.

O documento “Inovações da diplomacia económica espanhola; análise do setor público (2000-2012)” existe apenas na versão impressa, dado que Pedro Sánchez nunca permitiu a criação de uma cópia digital documento para consulta online, e, segundo o Observador, até o acesso ao trabalho tem sido restrito por indicação do próprio.

No entanto, o ABC alega estar na posse de uma cópia da tese de doutoramento do primeiro-ministro espanhol, e é com base nesse documento que sustenta haver plágio.

Ainda assim, a dúvida permanece no ar, alimenta a imprensa espanhola e inflama a opinião pública, mesmo depois de a própria Universidade Camilo José Cela ter iniciado um processo de investigação e concluído que apenas 15% dos conteúdos da tese coincidem com textos de outros autores. Por isso, pelo menos para já, a universidade descarta qualquer acusação de plágio.

Ainda assim, alguns analistas defendem que toda esta onda de fraude e plágios em trabalhos académicos (incluindo o que levou à demissão da ministra da Saúde esta semana) estão a minar a credibilidade do Governo espanhol. Aliás, há quem adiante mesmo que há risco de eleições antecipadas se as suspeitas não se dissiparem.

Pedro Sánchez já reagiu através do Twitter e negou ter plagiado a sua tese de doutoramento, afirmando que as informações divulgadas por alguns órgãos de comunicação social são “redondamente falsas“.

“A menos que haja retificação da informação publicada”, Sánchez avançará com ações legais em defesa da sua honra e dignidade.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.