/

Donald Trump ameaça sair da Organização Mundial do Comércio

Donald Trump ameaçou retirar os Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC) caso as condições não melhorem.

O Presidente dos Estados Unidos não está contente com o acordo feito com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Em entrevista à Bloomberg, Donald Trump considerou que o seu país tem sido “muito mal tratado” pela OMC, que “precisa de mudar os seus métodos”.

Assim, Trump está a considerar a retirada da Organização Mundial de Comércio, se a instituição “não moldar” o seu comportamento em relação à economia norte-americana. A acontecer, esta saída será um duro golpe para a economia mundial.

Mas as críticas do Presidente norte-americano não são novas e têm vindo a subir de tom nos últimos tempos, por considerar que a organização tem vindo a prejudicar a maior economia do mundo. “Se eles não se moldarem, retiro os EUA da OMC“, afirmou.

Segundo o Observador, em julho, Donald Trump disse também que os Estados Unidos estavam a ser muito “mal tratados” e que era necessário “mudar de hábitos”. Trump acredita que o acordo feito com o organismo com sede em Genebra é “o pior de sempre”.

Também Robert Lighthizer, representante norte-americano do comércio, defendeu no início deste ano que deixar que a China entrasse para a OMC em 2001 foi um erro.

Lighthizer tem vindo a apelar nos últimos tempos para que o Governo norte-americano assuma uma abordagem mais agressiva em relação a esta organização, defendendo que esta não tem capacidade para lidar com um país que não tem uma economia de mercado, como é o caso da China.

A Organização Mundial do Comércio foi criada em 1994 com o objetivo de supervisionar trocas comerciais internacionais e servir como uma espécie de árbitro para a resolução de disputas comerciais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.