/

Com apenas 11 anos, só precisou de 10 minutos para piratear site eleitoral nos EUA

Crianças foram convidadas a participar na convenção de segurança Def Con, que decorre em Las Vegas, para testar as vulnerabilidades do sistema de divulgação de informações que será usado nas eleições intercalares norte-americanas.

Na Def Conf, uma das maiores convenções de cibersegurança do mundo, que está a decorrer em Las Vegas, nos Estados Unidos, ficou provado que os sites que divulgam as informações eleitorais no país têm um nível se segurança tão baixo que até uma criança de 11 anos os consegue piratear.

Com idades compreendidas entre os 8 e 17 anos, 39 crianças e jovens foram desafiados pela R00tz Asylum a tentar piratear 13 sites que imitam na perfeição aqueles que serão usados em outros tantos estados em que a votação deverá ser renhida, nas eleições intercalares de novembro.

Apenas 3 dos participantes não conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança, adianta o Diário de Notícias. Audrey Jones, de apenas 11 anos, bateu o recorde em termos de tempo, precisando apenas de 10 minutos para o fazer.

À BBC, a criança disse que “os erros no código permitem-nos fazer o que queremos”. “Podemos dar o nosso nome a alguém e fazer parecer que ganhámos as eleições”, acrescentou ainda.

Mas as crianças não foram as únicas. Piratas informáticos foram também convidados a piratear cinco tipos de máquinas de votação, numa tentativa de identificar novas vulnerabilidades, de forma a informar a empresa que as fabrica e procurar resolver o problema até às eleições.

A primeira “aldeia de votação” da Def Con realizou-se no ano passado, depois de as agências de segurança dos Estados Unidos concluírem que o Governo russo recorreuu à pirataria informática numa tentativa de apoiar a candidatura de Donald Trump para a presidência. Moscovo nega qualquer acusação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.