/

Vaga de calor fez consumo de eletricidade atingir máximos históricos

Este fim de semana, a onda de calor que se fez sentir em Portugal continental fez com que a eletricidade consumida atingisse novos máximos, superando os atingidos no fim de semana de 6 e 7 de julho de 2013.

Este sábado e este domingo, o consumo de eletricidade em Portugal atingiu novos máximos históricos para um fim de semana de verão, superando os anteriores máximos atingidos no fim de semana de 6 e 7 de Julho de 2013.

Segundo dados da REN, enviados ao jornal Público, este fim de semana os consumos elétricos bateram recordes. No sábado, o consumo atingiu 139,5 gigawatt (GWh), com o pico de consumo a verificar-se às 12h15, em 6608 megawatt (MW), enquanto que no domingo, os valores foram ligeiramente inferiores: o consumo total atingiu 131,0 GWh, com o auge a registar-se às 21h00 (6449 MW).

Apesar de sábado ter sido o dia mais quente desta onda de calor, o facto de sexta-feira ter sido um dia útil explica que os consumos tenham sido os mais elevados deste verão: de 155,3 GWh, com o pico do consumo atingido às 15h30 (7591 MW).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sexta-feira “foram excedidos os recordes da temperatura máxima para o mês de agosto, num terço do país, com a região Sul a destacar-se ao registar uma maior subida nas temperaturas máximas”.

Mas, apesar disso, estes números ficaram abaixo dos máximos históricos registados em julho de 2010, isto porque em agosto, explica o diário, os consumos elétricos são mais reduzidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.