Um incêndio florestal no estado alemão de Brandemburgo fez com que restos de munição da Segunda Guerra Mundial ainda enterrados no solo da região explodissem, dificultando o trabalho dos bombeiros, que completavam nesta sexta-feira o segundo dia de combate às chamas.
O incêndio ocorreu em Fichtenwalde, localidade situada cerca de 60 quilómetros a sudoeste de Berlim. De acordo com os bombeiros, o trabalho de combate ao incêndio – que atinge uma área da floresta próxima a um troço de autoestrada – foi prejudicado pelas explosões da munição escondida no solo.
Temendo mais detonações, os bombeiros foram obrigados a combater o fogo de fora da área atingida, parcialmente contaminada por munições.
O corpo de bombeiros local afirmou que as chamas estavam sob controle, mas ainda longe de serem apagadas completamente. “Levará vários dias até que o fogo seja totalmente extinto”, disse a administração local.
Devido ao calor e à seca persistentes, o perigo de incêndios florestais na Alemanha é extremamente alto, nas áreas cobertas de florestas de coníferas de Brandemburgo, a administração decretou o nível mais alto de alerta.
Por causa do incêndio perto de Fichtenwalde, temia-se que fosse necessária uma operação de evacuação dos moradores. Cerca de 200 a 300 habitantes da região chegaram a ficar de sobreaviso.
Duas estradas importantes tiveram que ser temporariamente fechadas, causando longos engarrafamentos. Na sexta-feira, o trânsito na região foi prejudicado por um outro encerramento temporário das rodovias A10 e A9.
Como em várias localidades europeias, a região de Berlim tem vividos nos últimos meses um clima atípico, quente e seco – aumentando o perigo de incêndios florestais. Também foram registados incêndios florestais em outros estados da Alemanha, embora de menor escala.
ZAP // Deutsche Welle