Incêndio florestal perto de Berlim ativa munição da Segunda Guerra Mundial

Um incêndio florestal no estado alemão de Brandemburgo fez com que restos de munição da Segunda Guerra Mundial ainda enterrados no solo da região explodissem, dificultando o trabalho dos bombeiros, que completavam nesta sexta-feira o segundo dia de combate às chamas.

O incêndio ocorreu em Fichtenwalde, localidade situada cerca de 60 quilómetros a sudoeste de Berlim. De acordo com os bombeiros, o trabalho de combate ao incêndio – que atinge uma área da floresta próxima a um troço de autoestrada – foi prejudicado pelas explosões da munição escondida no solo.

Temendo mais detonações, os bombeiros foram obrigados a combater o fogo de fora da área atingida, parcialmente contaminada por munições.

O corpo de bombeiros local afirmou que as chamas estavam sob controle, mas ainda longe de serem apagadas completamente. “Levará vários dias até que o fogo seja totalmente extinto”, disse a administração local.

Devido ao calor e à seca persistentes, o perigo de incêndios florestais na Alemanha é extremamente alto, nas áreas cobertas de florestas de coníferas de Brandemburgo, a administração decretou o nível mais alto de alerta.

Por causa do incêndio perto de Fichtenwalde, temia-se que fosse necessária uma operação de evacuação dos moradores. Cerca de 200 a 300 habitantes da região chegaram a ficar de sobreaviso.

Duas estradas importantes tiveram que ser temporariamente fechadas, causando longos engarrafamentos. Na sexta-feira, o trânsito na região foi prejudicado por um outro encerramento temporário das rodovias A10 e A9.

Como em várias localidades europeias, a região de Berlim tem vividos nos últimos meses um clima atípico, quente e seco – aumentando o perigo de incêndios florestais. Também foram registados incêndios florestais em outros estados da Alemanha, embora de menor escala.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.