Cristiano Ronaldo foi o grande protagonista do Real Madrid após a conquista da terceira Liga dos Campeões europeus consecutiva, mas não pelas melhores razões. As declarações insinuando um adeus ao clube espanhol fizeram mossa no balneário e entre os adeptos, e podem ser a gota de água final numa relação de amor-ódio com 9 anos.
Para variar, Ronaldo não foi protagonista no relvado, na final da Liga dos Campeões que o Real Madrid ganhou ao Liverpool, por 3-1. Mas foi definitivamente a personagem principal do clube espanhol, no rescaldo do jogo, e pelas piores razões, recebendo críticas de adeptos e dos próprios colegas de equipa.
Tudo porque deu a entender que está de saída do Real Madrid ainda em pleno Estádio de Kiev, na Ucrânia, onde se disputou a final da Champions League, a meio das celebrações.
“Foi muito bonito jogar no Real Madrid”. As palavras do capitão da Selecção Portuguesa caíram como “um balde de água gelada” na festa e “indignaram todos os sectores do madridismo”, diz o jornalista do Sport, Alejandro Alcázar, num artigo de opinião onde fala da “chantagem de Cristiano Ronaldo” e da “antologia do disparate”.
Ainda em pleno Estádio de Kiev, Ronaldo recebeu um puxão de orelhas de Sergio Ramos, o capitão do Real Madrid. “Cris não estiveste bem, não era o momento adequado para falar”, terá dito o jogador espanhol ao português, segundo a Marca. “Tens que dar um passo atrás e nós vamos ajudar-te”, terá acrescentado Sérgio Ramos.
E foi isso mesmo que Ronaldo parece ter feito, acabando a colocar água na fervura e assumindo, já depois de ter passado pelo balneário, que “talvez não tenha sido a melhor altura para falar”. “Mas não vou esconder”, alertou, prometendo novidades para quando chegar aos trabalhos da Selecção Portuguesa, a 4 de Junho próximo.
Estava “à espera do seu momento para se vingar”
Mas afinal, o que é que se passa com Ronaldo? “O amor de Florentino por Neymar foi a faísca que fez explodir Cristiano Ronaldo”, responde o jornal El Confidencial, notando que a insistência do presidente do Real Madrid em contratar o brasileiro do Paris Saint-Germain (PSG) leva o jogador português a querer sair.
Esta publicação lembra que Ronaldo anda a “acumular a raiva” que sente há algum tempo no Real Madrid, e se não sair neste Verão, sairá no próximo.
“Não se sente valorizado por Florentino Pérez” e estava “à espera do seu momento para se vingar”, aponta o El Confidencial.
O jornal AS chegou a noticiar que Florentino terá, já neste ano, oferecido a Ronaldo um novo contrato, com um aumento de 9 milhões de euros, mas estipulado por objectivos, o que o craque terá considerado uma ofensa. É que, apesar dos seus 33 anos, ele já disse que sente ter 23 anos de idade biológica, como calculou um estudo.
Além disso, o facto de Messi ganhar no Barcelona quase o dobro do que ele ganha – o argentino aufere 49,7 milhões de euros líquidos por temporada contra apenas 26 milhões de euros de Ronaldo – é um dos pontos de saturação. E até Neymar ganha mais do que Ronaldo, com um salário de 36,9 milhões de euros no PSG.
O facto de Florentino estar disposto a levar Neymar para Madrid, com um vencimento idêntico ao de Ronaldo ou superior, agudizou o mal-estar do craque português.
“O problema não é o dinheiro, não tenho problemas de dinheiro”, como já disse o próprio Ronaldo. É uma questão de estatuto para um jogador que, em nove anos, bateu todos os recordes no Real Madrid. E começa a surgir a ideia de que pode vir a bater mais um, como a transferência mais cara de sempre.
Florentino Pérez, que mantém uma relação tensa com o português, estará receptivo a transferir a grande estrela – e o grande abono de família – do Real Madrid e terá o foco apontado a Neymar.
Em Itália, especula-se até que Florentino estará a “cozinhar” uma troca entre Ronaldo e Neymar. E há rumores de que Jorge Mendes, o empresário de Ronaldo, estará a negociar com o PSG uma transferência por algo como 250 milhões de euros!
O Manchester United, o clube de onde Ronaldo saiu para o Real Madrid, em 2009, por 94 milhões de euros, é outra das possibilidades para o seu futuro. Mas no imediato, Gareth Bale, o galês que Ronaldo atirou para a sombra no Real Madrid, é o mais provável reforço da equipa de José Mourinho.
Ronaldo “vai conseguir exactamente o que quer”
Se o enigma em torno do futuro de Ronaldo está a acender o mercado de transferências, também é certo que há quem ache que esta “novela” vai acabar sem grandes novidades, com o craque a manter-se mais uma temporada como o “rei” de Madrid.
“Estava aborrecido porque não marcou golos, não foi protagonista na final e sentia que se lhe escapou a Bola de Ouro”, assim comenta o treinador Fabio Capello as declarações de Ronaldo, em entrevista ao AS.
Já o jornalista Rob Train, do ESPN Deportes, constata que Ronaldo “queria garantir que ia aparecer em todas as capas dos meios desportivos espanhóis na manhã seguinte”, “roubando o protagonismo a Gareth Bale”, o grande herói do Real Madrid no jogo.
Ou então, está mesmo desejoso de um novo desafio profissional, até porque “falta pouco para conseguir no Real, além de igualar o recorde de seis Taças Europeias de Paco Gento com o mesmo clube”, frisa o dito Rob Train.
O que é certo é que Ronaldo “vai conseguir exactamente o que quer neste Verão”, conclui o mesmo jornalista. Só não se sabe ainda bem o que é que ele quer…
Como Bale lhe deu um bailinho de protagonismo no jogo, tinha de fomentar alguma polémica para virar os holofotes para si… como é normal do seu egocentrismo…
Gente mesquinha e sem valor .., nem á M…. merece ser mandado , se por um acaso eu fosse seu patrão o sr. estava já na calha para trabalhar tanto como o HOMEM que tanta inveja lhe faz. Trabalha !!!!espero que sim mas de certeza que não dá tanto lucro ao seu Patrão como RONALDO por isso meta a boca no seu cu e calasse.
Como é possível tanto ódio de portugueses minorcas e medíocres contra um Homem que tem sido exemplo de esforço, trabalho e desempenho de alto gabarito. Simplesmente o melhor de sempre em tudo, é só fazer as contas.
Porque é que ele tem de ganhar metade do que ganha o Messi e até o Neymar?
Até podia ganhar menos como ele bem reconhece, porque a questão não é o dinheiro, outrossim, o puxar dos galões do estatuto que tem e não lhe faltam argumentos, os records falam por si.
Há de facto muita gente que odeia por inveja ou simplesmente por ser mesquinha. Mas há também muita gente que gosta simplesmente de ser justo. Eu não sou de celebridades. O Ronaldo tem um historial sem par que ninguém pode negar. Mas quem joga no próximo ano e no ano a seguir não são as conquistas de Ronaldo, o seu passado, mas sim o Ronaldo com 33 anos.
Por isso, sejamos justos. O Ronaldo tem vindo a perder capacidades e agora está reduzido a um homem de área, um finalizador. Aquele jogador que tirava o adversário da frente, que ganhava em corrida, que ia buscar a bola em tabelas, que fazia jogadas, etc, já não está lá. Agora está lá o jogador que remata muito bem e está sempre no sítio certo para finalizar. Ele faz isso como ninguém, mas é inegável que já não faz o resto há muito tempo e é isso que as pessoas notam e é por isso que reclamam. Assim, é mais que óbvio que o valor de Ronaldo diminui com o perder de todas essas capacidades, mas parece querer que o seu valor suba ainda mais? E quer competir com um puto como o neymar que ainda está no auge físico? Não dá.
PS: Já agora o Messi está no mesmo barco. Devido à idade perdeu muitas capacidades e agora é vê-lo a passear pelo campo e a jogar só de vez em quando. No passado participava 10x mais. Enfim, o tempo passa para todos.
Eu também trabalho tanto como outro qualquer cidadão europeu, e ganho menos… quer falar de injustiças?!
e pelo que aqui mostras cada vez hás-de ganhar menos porque inveja não é trabalho. vai trabalhar coirão invejoso.
Isso é o que tu dizes. A comentar aqui no ZAP em horário de expediente e depois ainda vem dizer que trabalhas como um urso. Eu ao menos digo logo que não faço nada e mando para o carvalho todos os que querem tentar pôr-me a trabalhar. Sou funcionário público, trabalho (ou faço que trabalho) 35 horas por semana e sou feliz. No final do mês está lá sempre batido! Espetáculo!
Se é funcionário público então tenho vergonha por si. Também sou funcionária pública mas duvido que você o seja. Vem para aqui dizer o que diz só para deixar os verdadeiros funcionários públicos mal vistos. O que você é, é, nem mais nem menos, um dejecto do ser humano.
Aos críticos medíocres, apenas digo.. Vao ao Leroy Merlyn, forrem uma parede a lixa e esfreguem-se nela ate virar pó… nem em 30 vidas voces dariam de lucro o que este homem já deu.. acordem pa vida!
Ao Rui Alpeida, apenas digo: Planta um eucalipto no teu olho que não vê o sol, rega-o regularmente e vive feliz!
Gosto do Ronaldo mas o Messi é outra história. Muito melhor, sem qualquer dúvida. E se tirarmos o fanatismo provinciano e o nacionalismo bacoco concluiremos isto mesmo. O Messi é melhor” E este facto é aceite praticamente por todos os jogadores e treinadores dignos desse nome por todo o mundo. Basta atentar às estatísticas (número de golos por remate, número de passes certo, número de assistências, número total de golos,…). O Messi é sempre melhor. Apenas perde no número de golos de cabeça. Dito isto, podemos também afirmar que sem qualquer dúvida nenhuma, o melhor jogador do mundo de todos aqueles que perseguem o sobrenatural Messi, é o nosso grande Ronaldo.
O Ronaldo tem razão em estar chateado, na posição dele eu também ficava!
Comentário de um ignorante que só por ter dinheiro pensa que tem o rei na barriga. Se soubesse o que é trabalhar e ter um ordenado de miséria esta prosápia era inexistente. Enfim! Ainda há quem venere quem nada produz e lhe dê razão. São os tais que não têm sequer dinheiro para comer mas ainda sustentam estes chulos que são os jogadores de futebol e os clubes de estimação.
Enquanto esses acéfalos prevalecerem na sociedade, nada será como devia de ser… ver por ex. bombeiros que perdem a vida ou ficam incapacitados a defenderem a vida destes chulos e idolatras, para depois ganharam “0”… simplesmente é revoltante!
aqui tambem deve haver racismo, como o Ronaldo pertence a um pais mais pequeno ja se paga menos ainda que seja omelhor do mundo e de mais lucro aos clubes, oportunistas, e claro ele tem o direito de gerir a sua carreira. o real madrid sem Ronaldo(ainda que tenha bons jogadores) torna-se num clube fraco e a prova disso e que se ele(Ronaldo) sair ja nao ganha titulos
A verdade é que o Ronaldo está necessitado de dinheiro, pois tem de pagar 20 e tal milhões pelos 14 milhões que roubou ao fisco espanhol. Mas com 33 anos e na posição em que joga tem de começar a pensar reforma.