/

Desta vez, é um tratamento para a osteoporose que pode curar calvície

2

Um medicamento utilizado para o tratamento da osteoporose poderá curar a calvície. De acordo com um estudo, cerca de quatro em cada 10 homens sofrem desta condição até aos 45 anos.

A calvície (alopecia androgenética ou AAG) é um problema difícil de contornar. No entanto, investigadores britânicos mostraram que um medicamento para a osteoporose poderá ser a resposta.

Num estudo, publicado esta terça-feira na PLOS Biology e liderado pelo investigador da Universidade de Manchester Nathan Hawkshaw, os cientistas mostraram que o medicamento para a osteoporose estimula o crescimento capilar até três vezes em relação a medicamentos com propriedades específicas para tratar a calvície.

Os cientistas decidiram estudar o fármaco Ciclosporina A (CsA), usado normalmente como imunossupressor, que estimula o crescimento dos folículos pilosos, em laboratório. O CsA aumenta inesperadamente o cabelo devido à atividade da proteína SFRP1, responsável por prevenir o crescimento de folículos capilares.

No entanto, este fármaco não pode ser utilizado para estes fins devido aos seus efeitos secundários extremos. A esperança está na variação do medicamento, descoberta pelos investigadores, que é mais eficaz a localizar a proteína e a evitar a perda de cabelo. Trata-se do modelo WAY-316606, um fármaco destinado ao combate à osteoporose.

A investigação foi realizada a partir de amostras de folículos capilares do couro cabeludo de mais de 40 pacientes que tinham realizado transplantes capilares. Nos testes com o medicamente, os investigadores aperceberam-se que os folículos doados cresceram cerca de dois milímetros em apenas seis dias, nota a Sábado.

“Os nossos testes mostram que o WAY-316606 é uma alternativa terapêutica eficaz para o tratamento de crescimento capilar. Além disso, o fármaco estimula também a produção de queratina, uma proteína que protege o cabelo” afirmou Nathan Hawkshaw.

Esta descoberta pode, assim, marcar a diferença na fervorosa luta contra a calvície masculina, já que pode ajudar a originar medicamentos mais eficazes e com menos efeitos secundários.

Atualmente, existem apenas dois medicamentos aprovados pela Agência Federal norte-americana (FDA) para travar esta condição: o minoxidil e a finasterida. No entanto, ambos são conhecidos pelos seus efeitos secundários e por não serem muito eficazes, restando aos pacientes como única opção o transplante de cabelo.

Agora, os investigadores vão realizar testes clínicos de forma a perceber se este medicamento pode ser utilizado em humanos e se é realmente eficaz.

Segundo o mesmo estudo, cerca de quatro em cada 10 homens sofrem de AAG até aos 45 anos e esse número sobre para os dois terços na chegada aos 60 anos.

ZAP //

2 Comments

  1. A ciclosporina é usada há muitos anos nos transplantados e também nos doentes extremos de psoríase. A questão é que este ativo destrói o figado ou orgãos associados. Recordo que já morreu gente dessa forma em Portugal que, em desespero, não fizeram controle e uma administração moderada. Muito cuidado !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.