Esta descoberta pode ser importante para perceber o que levou à extinção completa desta antiga espécie, há 10 mil anos atrás.
Na semana passada, um casal de nacionalidade argentina estava a passear numa praia, em Buenos Aires, quando encontrou algo de extraordinário: descobriu restos de um estranho animal que, como se revelou posteriormente, habitou a era do gelo, há 3,3 milhões de anos.
Segundo o Clarín, Marcelo Lima e Marianela Amaya entraram em contacto com o Museu Municipal de Ciências Naturais Lorenzo Scaglia logo após terem feito o achado. Os especialistas confirmaram que se tratava de uma preguiça gigantesca pré-histórica (megatherium), espécie que habitava o nosso planeta durante o período Plioceno.
Matías Tagioretti, paleontólogo do Museu Municipal de Ciências Naturais Lorenzo Scaglia, explicou que naquele período um grande meteorito com cerca de 1 km de diâmetro atingiu a Terra, tendo provocado uma forte explosão. Em seguida, provocou também chuva de terra derretida que, quando arrefeceu, formou sedimentos.
São exatamente estes os sedimentos que o casal argentino encontrou, juntamente com o fóssil do animal. Assim, foi possível determinar a idade deste animal.
Segundo Tagioretti, esta descoberta poderia ajudar a compreender a razão pela qual este animal se extinguiu completamente há 10 mil anos.
// Sputnik News