/

Correr ajuda a preservar a memória em épocas de stresse

Quem já passou por uma fase de grande stress sabe que a memória sai bastante prejudicada, e isso pode ser um problema ainda maior na escola ou no trabalho.

Um estudo da Universidade Brigham Young, nos EUA, mostra que o exercício físico, especialmente a corrida, em momentos de stress ajuda a proteger a memória.

O estudo foi publicado no início do mês na revista Neurobiology of Learning and Memory e conclui que correr diminui os impactos negativos do stress crónico no hipocampo, a região do cérebro responsável pela aprendizagem e pela memória.

“O exercício é uma forma simples e eficiente de eliminar os impactos negativos do stress crónico na memória”, explicou o autor principal do estudo, Jeff Edwards, professor de fisiologia e biologia na Universidade Brigham Young.

A formação da memória acontece quando sinapses, ou conexões entre neurónios, ficam mais fortes. Esse processo de fortalecimento é chamado de Potenciação de Longa Duração (LTP). O stress prolongado fragiliza essas sinapses, que diminuiu a LTP e tem impacto sobre a memória.

O estudo mostra que quando a pessoa sob stress exercita, os níveis de LTP são repostos.

Os resultados foram observados em ratos. Um grupo destes animais usou rodas de corrida durante quatro semanas, e correu cerca de 5 quilómetros por dia. O outro grupo foi mantido sem a oportunidade de se exercitar, tornando-se sedentário.

Metade de cada grupo foi exposto a situações de stress, como andar em plataformas elevadas ou nadar em água gelada. Uma hora depois dessas situações, os investigadores mediram as LTP dos ratos.

Os ratos stressados que praticavam exercício físico tinham LTP’s melhores que os ratos stressados sedentários. Na realidade, os ratos stressados que se exercitaram acabaram por mostrar resultados tão bons como os ratos que não foram submetidos a episódios de stress.

Já o teste de memória envolvia um labirinto. O resultado foi que os ratos que se exercitam cometeram muitos menos erros de memória do que os ratos sedentários.

2A situação ideal para melhorar a aprendizagem e a memória seria não ter que passar por stress e exercitar”, diz Edward. “Mas é claro que não podemos controlar o stress nas nossas vidas, mas podemos controlar quanto exercício fazemos. É importante saber que podemos combater os impactos negativos do stress no nosso cérebro simplesmente ao sair e correr”.

Então se está continuamente a pensar em começar a correr mas nunca ganha a coragem necessária, aqui está mais uma desculpa que lhe pode dar motivação. A boa notícia é que as suas pernas são muito maiores do que as do rato, por isso, correr cinco quilómetros é muito mais fácil para si do que para o animal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.