Num acampamento militar da Sexta Legião “Encouraçada”, no norte de Israel, os arqueólogos descobriram o pórtico de entrada, moedas e restos cremados de um soldado.
Num depósito a norte de Israel, os arqueólogos escavaram a entrada da famosa Sexta Legião “Encouraçada” e encontraram moedas romanas e restos cremados de soldados, informa o Haaretz.
Os investigadores da Universidade de Haifa e da Autoridade de Antiguidades de ISrael descobriram a marca de pedra que deveria adornar o pórtico de entrada com uma inscrição gravemente danificada.
“A inscrição inclui alguns nomes, cada um dos quais com o nome Flavius”, assinala um dos arqueólogos da Universidade de Haifa, Yotam Tepper, precisando que poderia tratar-se de uma lista de comandantes ou de heróis da Sexta Legião romana.
Escavações realizadas no verão passado permitiram localizar a sede do comando militar da legião, que também servia como santuário para os soldados, onde se encontrava a águia sagrada, cujos gritos eram interpretados pelos sacerdotes como predição do resultado das batalhas e das guerras.
No mesmo local eram ainda guardados tesouros e armas.
Além disso, os arqueólogos encontraram 200 moedas romanas que datam do século II e III d.C e um pote com os restos de um soldado cremado. “O enterro de cremação em potes de cozinha era uma prática comum entre os soldados romanos deste período”, disse o arqueólogo.
A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase: “Cheguei, vi e venci“, assinala Smithsonian.
“(…) famosa Sexta Legião romana que combateu Júlio César”. “A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase:”
Em que ficamos: a Sexta Legião combateu Júlio César ou combateu com Júlio César???
A Sexta Legião estava dividida. Parte combatia com e parte contra. E alguns eram a favor num dia e noutro estavam contra. Foi muito complexa esta Sexta Legião.