Trata-se do aeroporto em Santa Helena, uma ilha tão remota e isolada, que foi o local escolhido pelos britânicos para o exílio do imperador francês Napoleão Bonaparte, onde acabou por morrer em 1821.
Este sábado, o “aeroporto mais inútil do mundo”, como lhe chama a imprensa, recebeu o seu primeiro voo comercial e, importante destacar, regular. Para o aeroporto na ilha britânica de Santa Helena, uma das mais isoladas do planeta, a abertura desta via aérea, que vai melhorar as ligações da ilha e impulsionar o turismo, foi um grande acontecimento, ao qual acorreram muitos jornalistas para testemunhar o momento.
O voo SA8131 da companhia aérea sul-africana Airlink partiu desde Joanesburgo e aterrou na remota ilha, depois de fazer uma escala em Windhoek, na Namíbia. De acordo com o site da transportadora, a partir de agora a companhia vai operar voos semanais, de seis horas de duração, a cada sábado.
Santa Helena está agora ligada a Joanesburgo e à capital sul-africana, Cidade do Cabo, de uma forma mais rápida, já que antes eram precisos vários dias de barcos para lá chegar. Os preços dos bilhetes oscilam entre os 1.068 e 2.107 dólares.
The first ever commercial flight has just landed at #StHelena in the South Atlantic via @Fly_Airlink – doesn’t take 3 dys to get there now! pic.twitter.com/uP569Zbws0
— Diana Sproat (@DianaSproat) October 14, 2017
A companhia aérea vai usar para estes voos aviões Embraer E 190-100IGW, que dão apenas para transportar 68 passageiros. A Airlink optou por estas aeronaves mais pequenas e menos populares do que os aviões Boeing 737 para reduzir riscos, já que o aeroporto de Santa Helena é um dos mais perigosos do mundo. Em causa estão os ventos que sopram em direções opostas ou com velocidades diferentes.
O Governo britânico decidiu construir este aeroporto, com um custo aproximado de quase 285 milhões de libras, para dar mais acessibilidade a esta ilha vulcânica de 4.500 habitantes entre o continente africano e a América do Sul e para que mais turistas possam visitar o lugar.
Foi aqui que, após ter sido exilado em 1815 e depois de dez semanas de viagem, o imperador francês Napoleão Bonaparte acabou por morrer, em 1821.
ZAP // RT
Sou entusiasta da aviação e já há muito tempo que tenho seguido a construção do aeroporto de Santa Helena. Ao deparar-me com esta notícia, não me passava pela cabeça que se estivessem a referir a este caso. Santa Helena é uma das comunidades mais isoladas do mundo cuja única maneira de ser alcançada antigamente era uma viagem de barco de uma semana e de vaga frequencia. A ilha é perfeitamente merecedora de um aeroporto, ainda para mais para impulsionar o turismo e para possibilitar o transporte rápido em situações de emergencia, e vem agora voces numa tentativa de fazer manchetes a chamar-lhe “o aeroporto mais inútil do mundo”, ve-se mesmo que não percebem nada do assunto.
Se Napoleão foi exilado na ilha, por alma de quem é que decidiu lá viver???
Srs jornalistas, revejam os vossos artigos antes de os escrever. E se os retirarem de qualquer publicação estrangeira, aprendam as regras de tradução….
Bem haja
Caro Miguel Máximo,
“Exilado” não é “preso”. Independentemente de o exílio ser forçado ou voluntário, o local de exílio é habitualmente de escolha do exilado.
Caro ZAP,
ainda que assim possa ser, isso nao foi o caso de Napoleao Bonaporte, porque foram os ingleses que la o puseram.
Aqui fica a definicao, e espero que ajude. Reitero o que afirmei no meu comentario anterior.
Bem haja
e·xi·la·do |z|
adjectivo e substantivo masculino
1. Que ou aquele que sofre a pena do exílio.
2. Expatriado; degredado; desterrado.
“exilado”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/exilado [consultado em 16-10-2017].
PS as minhas desculpas pelos “erros ortograficos”, mas escrevo num portatil que nao me pertence e sem teclado em portugues.
Caro Miguel Máximo,
Sendo o local de exílio habitualmente da escolha do exilado, não foi esse efectivamente o caso de Napoleão. Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Pois o que fizeram no Alentejo em Beja nunca foi inaugurado.
foi inaugurado sim senhor, não está é a ser devidamente rentabilizado mas isso é outra história que talvez comece a mudar dentro de pouco tempo. nos últimos dias tem tido ensaios com aviões de grande porte o que não consegues fazer em + de 90% das pistas portuguesas.
Não existe aeroporto “inútil” no ponto de vista de aporte para locais remotos. St Helena é um local perfeito como base de transporte marítimo e com algumas alterações pode se tornar ponto estratégico para companhias aéreas entre África, América do Sul e Central.
Esse avião mostrado no vídeo não é um Embraer erj-190, corrijam por gentileza.
E?
Em lado nenhum é referido que o avião do vídeo é um Embraer!..
Mas, já que comentaste, podias ter dito que o avião do vídeo é um Avro RJ85.
Olha, o troll de serviço nem leu a notícia até ao fim. Ao tratar quem não conhece por tu define-se a si mesmo.
Olha, outro “sábio”!…
Eu li tudo, te é claramente tens algum problema de leitura/interpretação!
Tenta outra vez…
Pois, tratar alguém por tu é um “crime”; já fazer comentários apalermados como que acabaste de fazer é muito respeitoso!…
Já lá estive (num cruzeiro) e achei a ilha fantástica!
Tão isolada, que nem sabiam o que era uma máquina ATM!
Só por curiosidade, a ilha foi, como é lógico, descoberta por um ilustre compatriota “Portuga” (cujo nome não fixei).
Acredito que deva ser perigoso lá aterrar e se calhar por isso não venha a ter muita procura, daí lhe chamarem inútil.
Por falar em inutilidade, talvez semelhante, foi o aeroporto de Macau – este às nossas custas – que quase não tem uso!
Foi descoberto pelo navegador galego João da Nova mas a serviço de Portugal. Ia a caminho da Índia e descobriu as ilhas de Santa Helena e da Ascenção.
Este comentario e um absurdo, a pessoa qye o escreveu desconhece a 100% a realidade do aeroporto de Macau.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Macau_International_Airport
Quem chama a este o mais inútil não conhece ainda o Aeroporto Internacional de Beja que tão boas comissões e vendas de terrenos deve ter dado…
quando vi a notícia (se assim se pode chamar) julguei que falassem de um aeroporto num país da UE, que está abandonado lá para o Alentejo. Melhor dito; não deve estar abandonado, deve para lá ou em Lisboa, haver alguma administração, alguns postos de trabalho, muitos custos mas passageiros, serviço niqles.
Isto porque não conhecem o aeroporto de BEJA….
Esperem pelo aeroporto de Coimbra…
E eu a pensar que o aeroporto mais inútil do mundo era o de Beja!
E o de BEJA ? ahahahah
Sou a favor da construção do novo aeroporto de Lisboa na região de Coimbra e Viseu!
Por falar em Beja, há na UE em caso bem pior do que o aeroporto de Beja (que não está abandonado); fica em Espanha:
“Grupo chinês compra “aeroporto fantasma” em Espanha por 10 mil euros
O aeroporto de Ciudad Real custou 450 milhões de euros. Tem uma das maiores pistas de aterragem da Europa, mas está abandonado desde 2012.”
https://www.dn.pt/globo/interior/grupo-chines-compra-aeroporto-fantasma-em-espanha-por-10-mil-euros-4685915.html
E eu a pensar que se iam referir a Beja que está ás moscas!.
Deve ser o de Beja, concerteza, St Helena e uma ilha isoladissima!
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Macau_International_Airport