A secção do PS em Rabo de Peixe, nos Açores, denunciou uma eleitora que tentou votar com vários boletins fotocopiados e já preenchidos no quadrado PPD/PSD.
Gloriana Carreiro, da secção do PS da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, denunciou uma eleitora apanhada com vários boletins de voto fotocopiados e já assinalados pelo PPD/PSD. “Hoje, em Rabo de Peixe, uma eleitora idosa levava consigo fotocópia dos boletins de voto já assinalados no quadrado do PPD/PSD para os vários órgãos do município”.
Gloriana Carreiro informou que os boletins foram apanhados e a eleitora identificada.
À agência Lusa, o delegado da CNE nos Açores, José Freitas, afirmou que lhe parece ter sido correto o procedimento levado a cabo pelos membros da mesa, “declarando nulos os votos e comunicando tal situação à CNE e ao MP”.
“Estas duas entidades, a seu tempo, irão proceder às averiguações tidas por pertinentes e necessárias para aferir da veracidade da situação e das circunstâncias em que a cópia do boletim preenchido chegou às mãos da eleitora“, explicou José Freitas.
Cerca de mil participações entre queixas e pedidos de esclarecimento à CNE
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de mil participações, entre pedidos de esclarecimento e queixas, relacionadas com as eleições autárquicas, disse à agência Lusa o porta-voz da estrutura, indicando que a votação decorre com normalidade.
“Não temos conhecimento de qualquer boicote, houve apenas alguns atrasos na abertura de mesas de voto, muitos por causas de ordem funcional”, afirmou João Tiago Machado, especificando que os atrasos se deveram à chegada tardia dos boletins de voto ou à falta de pessoas suficientes para abrir as mesas de voto às 08:00.
Neste momento, acrescentou, todas as assembleias eleitorais estão a funcionar normalmente.
As queixas remetidas à Comissão Nacional de Eleições (CNE) relacionam-se sobretudo com publicações nas redes sociais e alegados comportamentos indevidos de autarcas, no que respeita ao dever de imparcialidade e neutralidade.
ZAP // Lusa
Acho que a Sra. não tem culpa… andaram a distribuir durante a campanha replicas dos boletins a mostrar onde deveriam de colocar a cruz… em que partido….
Nunca vi réplicas de boletins antes de qualquer eleição. Isso já é nas mesas de voto.