Há aplicações cada vez mais mirabolantes, mas um pequeno grupo delas pode realmente ajudar. Selecionamos algumas para as dúvidas de saúde mais normais: constipações, problemas de visão, problemas de pele, acompanhamento cardíaco, primeiros socorros.
Atenção: seja qual for o resultado, este não deve impedi-lo de fazer uma visita ao médico, se positivo, nem fazê-lo entrar em pânico, se negativo. Mas não custa nada ter uma ideia do que pode ouvir quando for ao consultório.
iTriage
Está a sentir-se gripado? Tosse constante, febre, vómitos? Será que precisa de ir às urgências? A iTriage ajuda-o a responder a essas perguntas. A aplicação – que pode aceder pelo smartphone ou no seu browser – permite-lhe procurar os sintomas em cada parte do corpo e considerar as possíveis causas. A opção de encontrar o médico mais próximo não funciona bem em Portugal, mas vale a pena lembrar que existe por algum motivo: em caso de dúvida, consulte sempre o médico.
Gratuita
iOS | Android | Desktop
SkinVision
O melanoma é uma das formas mais comuns de cancro de pele e os primeiros sinais podem aparecer… nos seus sinais. Acompanhe a evolução dos seus com a SkinVision, que analisa as imagens para que esteja a par de possíveis alterações que podem estar associadas ao cancro de pele e dá sugestões de prevenção. É claro que, mais do que acompanhar os sinais, o mais importante é prevenir: não deixe de passar protetor solar, usar chapéu e andar pela sombra.
DermoMap
Se o objetivo é satisfazer a curiosidade sobre as doenças da pele, a DermoMap é a app que procura, com uma lista de problemas cutâneos onde pode descobrir desde os sintomas dos males mais comuns às doenças mais estranhas.
5,49 euros
iOS
Cardiio
Para quem quer saber como anda o coração, a Cardiio promete uma análise sem estetoscópio: basta segurar o telemóvel em frente à sua cara e esperar pelos resultados, baseados na variação de cor causada pelo sangue a bombar. Meça os seus batimentos cardíacos de manhã e ao dormir, ou depois de uma corrida. Pode também partilhar os seus resultados com outras pessoas – que tal o amigo que está a fazer dieta ao mesmo tempo? Se os resultados começarem a parecer estranhos, é altura de fazer uma visita ao médico.
Gratuita
iOS
Instant Heart Rate
Em vez de analisar a sua cara, experimente analisar a ponta do seu dedo, posicionando-a em cima da câmara do telemóvel. Parece pouco preciso? Talvez não o seja, particularmente se não for usada corretamente. Mas, como já se disse, lá por estar a monitorizar os sinais não significa que deve deixar de ir ao médico por achar que não precisa.
First Aid
Para ajudar os que têm que socorrer pessoas em emergências, a Cruz Vermelha disponibiliza uma app com indicações para os primeiros-socorros. Pode consultar as instruções em vídeo ou com imagens passo a passo. Aprenda também como se prevenir para as intempéries – conselhos que pode aproveitar neste inverno rigoroso.
Gratuitas
CV britânica iOS | Android
CV americana iOS | Android
Teste de visão
Astigmatismo? Daltonismo? Glaucoma? Se não consegue esperar pela consulta que marcou no oftalmologista, pode tentar adivinhar qual é o seu problema a partir de casa, com a aplicação que disponibiliza uma série de testes conhecidos para testar a sua visão.
Gratuita
Android
Estou grávida
Entre tantas aplicações para saber se tem problemas, eis uma para quem recebeu boas notícias. Registe todos os passos da sua gravidez, desde as mudanças no peso, no apetite (os desejos!) e no humor até os primeiros pontapés da criança. Pode agendar as consultas e ainda seguir exercícios que a vão deixar mais preparada para a gravidez, assim como consultar dicas de alimentação saudável e um guia com os significados dos nomes.
Gratuita
Android
E porque repetir o que é importante nunca é demais: deve ir sempre ao médico, independentemente dos resultados destas apps.
Aline Flor, ZAP
App sobre Meios de Contraste – FSN vs. NIC
Radiologia – Imagiologia – Urologia – Nefrologia – Outras Especialidades
Exames de imagem de doentes com disfunção renal: qual o meio de contraste mais adequado e seguro nessa situação?
Contraste iodado ou gadolínio? TAC ou RM?
Quais os riscos de Fibrose Sistémica Nefrogénica (FSN) e Nefropatia Induzida por Contraste (NIC) ?
Para saber mais sobre o tema, conheça a aplicação FSN vs. NIC: pesando os riscos e benefícios. Disponível para os sistemas iOS e Android.
Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.nsf
App Store
https://geo.itunes.apple.com/us/app/nephrogenic-systemic-fibrosis/id1105665081?mt=8