O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado hoje a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e branqueamento de capitais, num dos processos da operação Lava Jato, anunciou fonte judicial.
A sentença foi proferida pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos da operação Lava Jato na primeira instância. Aos 71 anos de idade, a condenação do juiz da 13ª Vara Federal, em Curitiba, é a primeira do ex-presidente na Operação Lava Jato.
Segundo a revista Veja, Lula da Silva foi condenado por ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investigava a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo. É a primeira vez que um antigo Presidente brasileiro é condenado por corrupção.
Lula da Silva ainda é acusado de ter recebido um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa perante o Governo brasileiro.
Na acusação a Lula, os procuradores apontou o ex-presidente como brasileiro como o “chefe” do esquema de corrupção montado na Petrobras e acusam-no de participar no desvio de mais de 87 milhões de reais dos cofres da estatal.
“Após assumir o cargo de presidente da República, Lula comandou a formação de um esquema delituoso de desvio de recursos públicos destinados a enriquecer ilicitamente, bem como, visando a perpetuação criminosa no poder, comprar apoio parlamentar e financiar caras campanhas eleitorais”, escreveram os procuradores.
“Lula era o maestro dessa grande orquestra”, sustentou o coordenador da equipa de procuradores, Deltan Dallagnol, na altura da apresentação da acusação.
Que medida de higiene política e que lufada de ar fresco era o “impedimento” de Lula e de Temer.
Nem era preciso que fossem presos; apenas afastados.
O Brasil precisa disso como de pão para a boca…
O senhor está totalmente errado. Deviam ser presos mas não eram apenas 9 anos.
Lula na grelha! Brevemente vai o Temer!