Uma embarcação de recreio com 150 pessoas a bordo naufragou hoje no lago de El Peñol de Guatapé, uma região turística do noroeste da Colômbia, estando em curso uma operação de socorro, anunciaram as autoridades locais.
A embarcação “El Almirante”, de quatro andares, afundou-se no início da tarde de hoje, com um responsável da região de Antioquia, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP), a admitir “uma situação grave”.
“Um helicóptero UH-60 ANGEL da Força Aérea colombina dirige-se neste momento para Guatapé [departamento de Antioquia, onde se situa Medellin] para participar nos socorros após o naufrágio de uma embarcação com cerca de 150 pessoas a bordo”, indicou um comunicado militar.
Segundo o diretor do hospital de Guatapé, Eduardo Rivera, que falou aos meios locais, morreram três pessoas que chegaram a unidade de saúde na sequência do naufrágio. Já o chefe da polícia colombiana, Jorge Nieto, diz que 30 pessoas estão desaparecidas depois do acidente.
Diversos vídeos em circulação em redes sociais mostram um ‘ferry’ a afundar-se, enquanto outras embarcações de recreio se dirigiam para o local do incidente.
Alguns dos sobreviventes disseram aos ‘media’ locais que o barco parecia estar sobrelotado e nenhum dos passageiros a bordo tinha coletes de salvação.
“As nossas aeronaves e as suas tripulações estão preparadas para transportar as pessoas que se encontram em estado grave e que necessitam de atenção imediata”, precisou o comunicado da Força Aérea. Algumas das pessoas socorridas estavam a ser transferidas para o hospital municipal.
Diversas equipas de socorristas também alcançaram o local do sinistro por via terrestre.
O lago que rodeia a região montanhosa de El Peñol é um popular destino, a pouco mais de uma hora de Medellin. Hoje estava particularmente movimentado, e quando de celebra na Colômbia um fim de semana prolongado.
// Lusa