Cientistas criam painéis solares que também funcionam de noite

2

Cientistas de universidades chinesas criaram painéis solares capazes de gerar energia mesmo de noite, com chuva ou nevoeiro, anunciou, esta segunda-feira, o jornal oficial Diário do Povo.

A tecnologia assenta num novo material chamado fósforo de grande persistência, que consegue armazenar energia solar durante o dia para ser usada de noite.

“Só a luz parcialmente visível é que pode ser absorvida e convertida em eletricidade, mas esta matéria pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e próxima da infravermelha”, explicou um dos responsáveis do projeto, Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China.

A luz armazenada é libertada e as células solares utilizam-na para continuar a produzir energia elétrica.

“As células solares que funcionam com qualquer tempo poderão indicar que a indústria global de energia solar conseguirá baixar o preço da recolha de energia”, afirmou.

// Lusa

2 Comments

  1. “(“As células solares que funcionam com qualquer tempo poderão indicar que a indústria global de energia solar conseguirá baixar o preço da recolha de energia”, afirmou.)”

    Curioso que cá no burgo a empresa de electricidade “do Mexia” chamada de EDP (as outras empresas gravitam à volta dela apenas para contratos de compra e venda, porque quem controla os electrões é mesmo a EDP) quanto mais barata é a fonte de energia mais cara ele a vende ao povinho. Assim sendo ainda mais cara vai ficar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.