//

Primeiro transplante de coração artificial em Portugal feito com sucesso

Christiana Care / Flickr

-

O ministro da Saúde anunciou esta terça-feira que foi realizado em Portugal o primeiro transplante de coração artificial num doente, no hospital de Santa Marta, em Lisboa.

O primeiro transplante de um coração artificial foi feito com sucesso no hospital de Santa Marta, em Lisboa, anunciou hoje o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

A cirurgia foi realizada esta terça-feira, num paciente de 65 anos que “sofre de doença renal grave que impedia um transplante com coração de dador”, avança a SIC Notícias.

O médico José Fragata foi o responsável pela cirurgia que, em declarações à TSF, diz que este coração artificial pode ser comparado a um telemóvel porque tem de ser carregado, de forma regular, com corrente elétrica.

“É uma bomba interna, colocada ao lado do coração, que é controlada externamente através de um cabo que sai da pele e se liga a baterias. É uma tecnologia complexa e dispendiosa. Tem uma autonomia de 17 horas e quando se chega a casa tem de ser carregado”, explicou à rádio.

A operação durou três horas e foi feita em colaboração com um hospital de Leipzig, na Alemanha, adianta ainda o Diário de Notícias.

Este paciente juntou-se, assim, aos 1.200 que em todo o mundo receberam um coração artificial desta geração e que chegam a viver 11 a 12 anos.

O ministro, que considerou esta cirurgia como um “facto inédito”, fez o anúncio durante a 6.ª Conferência “Sustentabilidade na saúde 4.0 – Investimento em saúde e impacto na vida laboral”, que está a decorrer na capital.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.