/

NASA revela como vai ser a casa dos astronautas em Marte

(dr) NASA / CLOUDS AO / SEARCH

-

Um dos muitos problemas da NASA quando se fala numa possível viagem a Marte é o abrigo onde os astronautas vão ficar para poder trabalhar e descansar. Investigadores da agência espacial parecem ter encontrado uma solução.

Com temperaturas extremas e uma atmosfera que não oferece qualquer proteção, a tripulação precisa seguramente de um refúgio e agora os investigadores da NASA parecem ter encontrado a solução: uma casa feita de gelo.

“Depois de um dia dedicado a identificar necessidades, objetivos e limitações, avaliamos muitas ideias até chegar à casa de gelo como a melhor solução”, explicou o engenheiro Kevin Vipavetz, referindo-se ao encontro, realizado na semana passada, no centro de pesquisas em Langley, no estado norte-americano de Virgínia.

A habitação é uma espécie de tenda resistente, coberta de gelo, o que permite que a sua estrutura seja leve e fácil de ser montada por robôs antes da chegada dos astronautas.

A ideia é que os robôs preencham as câmaras com água para formar uma capa protetora e que, além disso, pode ser não só convertida em combustível para veículos marcianos como também armazenada em compartimentos para ser usada por equipas seguintes.

-

Como a água é composta por hidrogénio, é um excelente material de proteção contra a intensa radiação cósmica, que pode causar danos às células e que, por sua vez, aumenta o risco de cancro e outras doenças.

Outra vantagem é o facto de o gelo permitir a passagem da luz, o que contribui para que o relógio biológico dos astronautas não seja afetado.

“Todos os materiais selecionados para a construção desta estrutura são translúcidos para que os astronautas tenham a sensação de estar em casa e não numa caverna”, pode ler-se no site da NASA.

Agora, o desafio será extrair do subsolo de Marte a quantidade de água necessária para criar este “escudo gelado”. Estima-se que, com os métodos atuais de extração, seria possível preencher as câmaras da casa em cerca de 400 dias.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.