Pescadores do Vietname descobriram algo que pode ser um navio chinês abandonado. As autoridades locais não excluem a possibilidade de que o navio tenha sido capturado, mas não foram encontrados sinais de balas ou sangue.
O navio, com casco de aço, 50 metros de cumprimento e 8,2 metros de largura, foi detectado por pescadores vietnamitas a mais de 100 quilómetros da costa da cidade de La Gi, na província de Binh Thuan, na quarta-feira, informou o jornal local VnExpress.
Segundo o governo local, o navio poderá ter sido levado por tempestades desde a China até à costa vietnamita, no final de outubro. Não havia tripulantes e o navio, evidentemente, estava fora de serviço, não tendo quaisquer equipamentos de pesca nem água potável.
Segundo as informações disponíveis, o navio, que pode ser um pesqueiro, chama-se Qiong Lin Yu e o seu número de série é 19007.
Cartas escritas em chinês e documentos foram encontrados na parte traseira da embarcação.
O navio foi rebocado para a cidade de La Gi e ancorado a 3 quilómetros da costa, por questões de precaução ligadas ao risco de contaminação.
As autoridades locais não excluem a possibilidade de que o navio tenha sido capturado, mas não foram encontrados sinais de balas ou traços de sangue.
No entanto, a descoberta do navio levanta alguns receios quanto à segurança marítima na região, habitualmente frequentada por piratas marítimos.
Em 12 de novembro, o Vietname emitiu um aviso de segurança às embarcações que passam na região, depois de um navio vietnamita ter sido capturado perto da costa filipina com seis tripulantes a bordo.
ZAP / Sputnik News