A judoca conseguiu o bronze na categoria -57kg, naquela que é a primeira medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Telma Monteiro conseguiu esta segunda-feira a primeira medalha nos Jogos Olímpicos e a primeira de Portugal no Rio 2016, conquistando o bronze na categoria – 57kg.
Nos quartos-de-final, a judoca perdeu frente à mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial, com uma penalização já no ponto de ouro e perdeu a possibilidade de conquistar a prata ou o ouro.
A atleta portuguesa passou então à repescagem para lutar pela possibilidade de conquistar o bronze, vencendo o duelo frente à romena Corina Caprioriu.
Telma Monteiro partilhou o terceiro lugar do pódio com a japonesa Kaori Mastumoto, campeã em Londres 2012. Em segundo lugar ficou a mongol Dorjsuren e a medalha de ouro foi para a brasileira Rafaela Silva, campeã do mundo em 2013.
Em declarações aos jornalistas, a judoca disse que esta é uma medalha de todos os portugueses.
“Hoje tinha de ser o meu dia. (…) Acreditei, lutei, não deixei que a idade ou que os Jogos Olímpicos que passaram, que não me tinham corrido bem, fossem um fantasma”, afirmou.
“Lutei com tudo o que tinha e acreditei que se estava aqui era para fazer história pelo meu país”, continuou.
“Quero agradecer a todos por me apoiarem, é uma medalha que não é minha, é nossa, uma medalha de Portugal, que eu conquistei com sangue lusitano, com a raça, com o querer”.
“A todas as crianças que me estão a ver, vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos”, disse ainda a judoca.
A portuguesa foi cinco vezes campeã da Europa, quatro vezes vice-campeã mundial e esta é a primeira medalha nos Jogos, sendo a 24.ª para Portugal.
ZAP / Lusa / Move
Rio 2016
-
5 Setembro, 2017 Brasil abre inquérito por corrupção nos Jogos Olímpicos 2016
-
16 Setembro, 2016 José Macedo conquista mais uma medalha de bronze no boccia
-
12 Setembro, 2016 Mais uma medalha: Portugal conquista bronze na boccia
A mais bonita dos jogos.
Parabéns Dona Telma, por favor não deixe que essa cambada de chulos se associem à sua vitória.
PARABÉNS TELMA, GRANDE TELMA!!! É só o que te quero dizer!
(“nem que fosse com o ombro de fora, continuava a lutar”, disseste… e se a Romena to tentou tirar do sítio!!!!!); contra tudo e contra todos, há que lutar, marchar, marchar… como diz o nosso lindo hino! Calaste muita gente e dás orgulho, incentivo a todos os Portugueses, desde os mais pequeninos (não te esqueceste, achei lindo!) aos mais velhos, que todos os dias vão à luta sem desistir, seja em que campo for!
Não fosse aquele juíz e quem sabe, o céu era o limite!!!!
Um grande beijinho e mais uma vez parabéns e as melhoras do ombro e joelho!
Maria João Marques