Um projeto luso está entre os cinco finalistas do galardão Fundação Altran para a Inovação. Omniflow é o nome deste projeto, uma turbina capaz de capturar energia do sol e do vento em todas as direções.
Este aparelho produz energia eólica e solar ao mesmo tempo e foi desenvolvido por uma startup fundada pela empresa Portugal Venture. Na competição encontram-se também uma inovação que permite aumentar o prazo de validade dos alimento, uma ideia que possibilita uma solução de transporte para andar mais depressa e praticar desporto através de um mecanismo autopropulsor, um processo para produzir energia a partir de excedentes industriais e um novo recipiente capaz de transportar órgãos para cirurgias de transplante.
No entanto estes outros projetos em competição não são portugueses, sendo provenientes de países como Bélgica, Espanha, Itália e Reino Unido.
Para concorrer ao prémio internacional, numa primeira fase, os agora finalistas candidataram-se nos respetivos países e apresentaram projetos a um júri nacional constituído por empresários, investigadores e representantes de órgãos institucionais.
Os vencedores de cada país ganharam seis meses de apoio Altran e durante este tempo uma equipa de engenheiros da Altran dá apoio para desenvolver e promover o projeto vencedor.
A entrega do prémio vai decorrer na cidade de Paris, já no próximo mês de fevereiro.