Suécia inaugura primeira via rápida eléctrica do mundo

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(dr) Scania

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Enquanto se espera pela chegada de baterias revolucionárias para os veículos eléctricos, na Suécia a aposta vai no sentido de contornar o problema usando uma solução já utilizada para os comboios: instalar cabos eléctricos suspensos sobre a estrada.

Abriu na Suécia a primeira via rápida eléctrica, que, embora apenas tenha cabos eléctricos num troço de 2km, servirá para demonstrar a viabilidade do sistema em circunstâncias de uso real.

O sistema foi concebido pela Scania para ser usado por veículos pesados, que, para além dos motores convencionais têm motores eléctricos – que assim dispensam a necessidade de ter volumosas baterias ou sistemas de fuel cell capazes de garantir as autonomias de que necessitam.

O projeto é resultado de uma parceria entre o governo sueco, a Siemens e a Scania, tendo como objectivo mostrar mais uma alternativa para o transporte livre de emissões.

Para circular na via eléctrica, os camiões foram equipados com um pantógrafo e um coletor de energia na parte posterior da cabine.

Assim que os camiões saem do trecho electrificado, o pantógrafo é desligado e a energia passa a ser fornecida por um motor de biodiesel, que funciona ligado ao motor eléctrico de 130KW alimentado por uma bateria.

Tobias Ohls / Scania

Camião híbrido eléctrico Scania Siemens G 360 4x2 a circular numa via rápida eléctrica

Camião híbrido eléctrico Scania Siemens G 360 4×2 a circular numa via rápida eléctrica

Na prática, é o equivalente a criar “comboios” que podem circular na estrada, sendo uma solução que não será novidade para os mais velhos – os que ainda se recordarem dos tempos em que nas nossas estradas circulavam os “trolleys”.

Felizmente, trata-se de tecnologia para ser aplicada em vias rápidas e auto-estradas, pelo que não há o risco de que as nossas cidades voltem a ter um emaranhado de cabos eléctricos sobre as suas ruas.

Comparando com outras propostas “futuristas”, como as estradas eléctricas que carregam veículos por indução, esta proposta parece bastante mais realista, usando tecnologia que já é conhecida da indústria ferroviária.

A solução permitiria até expandir a rede de transporte de mercadorias e pessoas dos limites das linhas férreas para os limites das auto-estradas e vias-rápidas.

E a meta é ambiciosa: ter até 2030 a circular na Suécia uma frota de veículos eficientes, livre de combustíveis fósseis.

ZAP / Pela Estrada Fora

1 Comment

  1. Várias cidades portuguesas, tiveram ou tem, eléctricos e troleys, portanto não entendo a inovação, só se for o tipo de veiculo.

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