Suécia inaugura primeira via rápida eléctrica do mundo

(dr) Scania

-

Enquanto se espera pela chegada de baterias revolucionárias para os veículos eléctricos, na Suécia a aposta vai no sentido de contornar o problema usando uma solução já utilizada para os comboios: instalar cabos eléctricos suspensos sobre a estrada.

Abriu na Suécia a primeira via rápida eléctrica, que, embora apenas tenha cabos eléctricos num troço de 2km, servirá para demonstrar a viabilidade do sistema em circunstâncias de uso real.

O sistema foi concebido pela Scania para ser usado por veículos pesados, que, para além dos motores convencionais têm motores eléctricos – que assim dispensam a necessidade de ter volumosas baterias ou sistemas de fuel cell capazes de garantir as autonomias de que necessitam.

O projeto é resultado de uma parceria entre o governo sueco, a Siemens e a Scania, tendo como objectivo mostrar mais uma alternativa para o transporte livre de emissões.

Para circular na via eléctrica, os camiões foram equipados com um pantógrafo e um coletor de energia na parte posterior da cabine.

Assim que os camiões saem do trecho electrificado, o pantógrafo é desligado e a energia passa a ser fornecida por um motor de biodiesel, que funciona ligado ao motor eléctrico de 130KW alimentado por uma bateria.

Tobias Ohls / Scania

Camião híbrido eléctrico Scania Siemens G 360 4x2 a circular numa via rápida eléctrica

Camião híbrido eléctrico Scania Siemens G 360 4×2 a circular numa via rápida eléctrica

Na prática, é o equivalente a criar “comboios” que podem circular na estrada, sendo uma solução que não será novidade para os mais velhos – os que ainda se recordarem dos tempos em que nas nossas estradas circulavam os “trolleys”.

Felizmente, trata-se de tecnologia para ser aplicada em vias rápidas e auto-estradas, pelo que não há o risco de que as nossas cidades voltem a ter um emaranhado de cabos eléctricos sobre as suas ruas.

Comparando com outras propostas “futuristas”, como as estradas eléctricas que carregam veículos por indução, esta proposta parece bastante mais realista, usando tecnologia que já é conhecida da indústria ferroviária.

A solução permitiria até expandir a rede de transporte de mercadorias e pessoas dos limites das linhas férreas para os limites das auto-estradas e vias-rápidas.

E a meta é ambiciosa: ter até 2030 a circular na Suécia uma frota de veículos eficientes, livre de combustíveis fósseis.

ZAP / Pela Estrada Fora

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Várias cidades portuguesas, tiveram ou tem, eléctricos e troleys, portanto não entendo a inovação, só se for o tipo de veiculo.

RESPONDER

Baixas na Segurança Social. Dois pesos pesados saem em plena crise

A vice-presidente e uma vogal do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social abandonaram funções no final de agosto. A razão da saída não foi avançada. No final de agosto, o Instituto da Segurança Social (ISS) …

"Esforço coletivo para salvar o Natal". Nóbeis da Economia querem novo confinamento em dezembro

Esther Duflo e Abhijit Banerjee, prémios Nobel da Economia de 2019, propõem quarentena em França em dezembro, para que seja possível "festejar o Natal". O casal acredita que só assim será possível festejar a quadra …

Venda de vinhos alentejanos para a Suécia disparou (e foi graças à pandemia)

Nunca se tinham vendido tantos vinhos alentejanos para a Suécia como durante o período de confinamento em Portugal. A estratégia menos restritiva dos suecos contra a covid-19 ajuda a explicar esse cenário, verificando-se a mesma …

Spray nasal investigado na Austrália pode travar covid-19 (e tem uma taxa de eficácia de 96%)

É simples: com apenas uma ou duas aplicações por semana, o novo spray pode evitar que as pessoas infetadas com o novo coronavírus contagiem as outras à sua volta. Muito se tem falado sobre uma potencial …

Brad Parscale, ex-diretor de campanha de Trump, hospitalizado após tentativa de suicídio

O antigo diretor digital de campanha de Donald Trump, Brad Parscale, foi hospitalizado depois de a mulher ter alertado para tentativa de suicídio. Brad Parscale, ex-diretor digital de campanha do atual Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Variante de SARS-CoV-2 oriunda de Itália marcou início da pandemia. Circulou durante dias sem controlo

O arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela “disseminação massiva” de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do …

Existem 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas

Existem atualmente em Portugal 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas, revelou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas. Sem identificar especificamente os lares …

Catalunha. Supremo Tribunal espanhol confirma inabilitação de Quim Torra

O Supremo Tribunal espanhol confirmou esta segunda-feira a inabilitação por um ano e meio do presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, por desobediência à junta eleitoral central. O acórdão, aprovado por unanimidade, obriga Torra …

Já há mais 6.829 mortes do que em 2019, mas covid-19 só fez 2 mil. Óbitos em casa subiram 18%

Desde o início da pandemia, há registo de um aumento de 18% de óbitos que ocorrem em casa e as mortes em investigação subiram 24%. Nos hospitais há uma subida de 5,6% na taxa de …

PCP diz que pandemia é usada como pretexto para intensificar exploração dos trabalhadores

O secretário-geral do PCP consideraque a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir décadas em conquistas de direitos, através do que apelidou de "teorias do 'novo normal'". Jerónimo de …