O Podemos apresentou ontem o seu novo programa eleitoral para as eleições legislativas do próximo dia 26 mas, à primeira vista, parecia tudo menos algo relacionado com política.
Com a mesma tipografia, o mesmo desenho, os mesmos ambientes e o mesmo tipo de fotografia, o Podemos foi buscar inspiração aos já conhecidos catálogos do IKEA.
“Pablo Iglesias a regar uma planta, Pablo Echenique na casa-de-banho, Errejón no sofá, José Julio Rodríguez a lavar pratos na cozinha”, descreve o jornal El Mundo.
Os vários membros do partido aparecem no catálogo “estilo IKEA” em vários cenários do quotidiano, espalhados pelas divisões das suas casas, como de um verdadeiro catálogo da marca sueca se tratasse.
“O espírito tem que ver com reverter esta situação em que já ninguém lê os programas eleitorais. Gostávamos que o nosso fosse o mais lido”, apresentava ontem Carolina Bescansa, responsável pelo programa do Podemos.
“Há momentos na história em que para defender os princípios que nos ensinaram os nossos pais, há que utilizar ferramentas novas. A 26 de junho o nosso país tem a oportunidade de estrear um novo futuro. Junta-te ao país que aí vem”, lê-se na capa do catálogo.
Cada secção aborda um compromisso específico como é o caso das cozinhas, em que se fala da questão das empresas, ou, por exemplo, do jardim em que as políticas ligadas ao meio ambiente estão em primeiro plano.
As medidas prometidas pelo Podemos não são muito distintas das que o partido propôs em dezembro passado mas agora vêm com a diferença de parecerem um verdadeiro catálogo.
E será que uma iniciativa deste género pode pôr o partido em maus lençóis com a marca sueca? De acordo com o Podemos, a resposta é não.
“Os assessores jurídicos que consultámos disseram-nos que não havendo duplicidade de conteúdos nem utilização das fotos da empresa, não existe conflito de nenhum tipo“, explica.
Para ter a certeza, o El Mundo entrou em contacto com a marca sueca, que recusou fazer qualquer tipo de comentário sobre a iniciativa.
“O IKEA não tem nada que ver com esta ação e tivemos conhecimento exatamente ao mesmo tempo que a imprensa, já que não estávamos a par da mesma. Por isso mesmo, não vamos valorizar, comentar, nem dizer nada a respeito”.
O programa eleitoral em questão custa 1,80 euros, aos quais se juntam os portes de envio, mas pode ser visto online.
FM, ZAP
a inventiva dos comunas para enganar aos mais distraídos não tem limites. Chavistas de raiz e ressentidos sociais.
A falta de inventiva costuma ser mediocre e, geralmente é facista!