A empresa de tecnologia chinesa Baidu, dona do segundo maior motor de buscas do mundo, revelou um plano para permitir que carros sem condutor circulem livremente por toda uma cidade.
O plano de cinco anos prevê uma introdução lenta de carros, carrinhas e autocarros autónomos na cidade de Wuhu, no leste do país.
Inicialmente, estes veículos não levarão passageiros. As viagens em zonas de teste determinadas na cidade servirão para refinar a tecnologia.
Ao longo do tempo, essas zonas devem ser expandidas e passageiros poderão seguir nos veículos.
A ideia é que Wuhu, com aproximadamente 700 mil habitantes, seja a primeira cidade do mundo a adotar a direção autónoma, defende Wang Jing, o encarregado do programa de carros sem condutor da Baidu.
“Essa é a primeira cidade corajosa, ousada e inovativa o suficiente para testar a direção autónoma”, afirmou o responsável ao programa BBC Click.
Direção eficiente
Wang Jing afirma que a primeira fase do teste deve durar cerca de três anos e envolver áreas restritas da cidade, onde autocarros, carrinhas médias e carros serão testados.
Depois de três anos, essas áreas serão expandidas e o serviço será comercializado para cerca de três milhões de habitantes de Wuhu.
Ao fim de cinco anos, toda a cidade será aberta para a circulação de veículos sem condutor em conjunto com carros, camiões e autocarros com condutor.
Jing descreve que a cidade quer usar veículos robôs porque são uma maneira eficiente para transportar pessoas e mercadorias.
Segundo o empresário, o modelo atual – em que várias famílias possuem carros – é um desperdício de recursos porque muitos desses veículos passa a maior parte do tempo parados. Carros robôs, segundo Wang Jing, seriam usados de forma muito mais intensa.
Expansão
Um estudo divulgado recentemente afirmou que o uso generalizado de carros sem condutor geraria congestionamentos.
O estudo do grupo de contabilidade KPMG sugere que os carros robôs passariam a ser usados por segmentos da população que normalmente não usam carros, como os jovens e os idosos, o que aumentaria consideravelmente o número de carros nas ruas.
Wang Jing espera que o teste na cidade de Wuhu dê origem a mais projetos semelhantes em outros lugares.
“Estamos a tentar passar a experiência e dados para o governo central para que possam ver os benefícios. Isto tornará mais fácil para nós levar o projeto para outras cidades na China. Esperamos que seja um ponto de início para levar isso para outros países”, explica.
A Baidu é reconhecida por trabalhar com a montadora alemã BMW no desenvolvimento de sistemas de controlo para veículos automatizados.
O carro que surgir desta parceria e outros veículos desenvolvidos pela montadora chinesa Chery devem ser usados no teste em Wuhu.
Muitas empresas de tecnologia, incluindo a Google, e montadoras por todo o mundo também estão a trabalhar em tecnologia de controlo carros autónomos.
ZAP / BBC
Já se sabe que os chinocas são um perigo a conduzir!..