Cidade chinesa vai ser a primeira com carros robô sem condutor

Baidu

A Baidu está a desenvolver um sistema de inteligência artificial para comandar carros sem condutor

A Baidu está a desenvolver um sistema de inteligência artificial para comandar carros sem condutor

A empresa de tecnologia chinesa Baidu, dona do segundo maior motor de buscas do mundo, revelou um plano para permitir que carros sem condutor circulem livremente por toda uma cidade.

O plano de cinco anos prevê uma introdução lenta de carros, carrinhas e autocarros autónomos na cidade de Wuhu, no leste do país.

Inicialmente, estes veículos não levarão passageiros. As viagens em zonas de teste determinadas na cidade servirão para refinar a tecnologia.

Ao longo do tempo, essas zonas devem ser expandidas e passageiros poderão seguir nos veículos.

A ideia é que Wuhu, com aproximadamente 700 mil habitantes, seja a primeira cidade do mundo a adotar a direção autónoma, defende Wang Jing, o encarregado do programa de carros sem condutor da Baidu.

“Essa é a primeira cidade corajosa, ousada e inovativa o suficiente para testar a direção autónoma”, afirmou o responsável ao programa BBC Click.

Direção eficiente

Wang Jing afirma que a primeira fase do teste deve durar cerca de três anos e envolver áreas restritas da cidade, onde autocarros, carrinhas médias e carros serão testados.

Depois de três anos, essas áreas serão expandidas e o serviço será comercializado para cerca de três milhões de habitantes de Wuhu.

Ao fim de cinco anos, toda a cidade será aberta para a circulação de veículos sem condutor em conjunto com carros, camiões e autocarros com condutor.

Jing descreve que a cidade quer usar veículos robôs porque são uma maneira eficiente para transportar pessoas e mercadorias.

Segundo o empresário, o modelo atual – em que várias famílias possuem carros – é um desperdício de recursos porque muitos desses veículos passa a maior parte do tempo parados. Carros robôs, segundo Wang Jing, seriam usados de forma muito mais intensa.

Expansão

Um estudo divulgado recentemente afirmou que o uso generalizado de carros sem condutor geraria congestionamentos.

O estudo do grupo de contabilidade KPMG sugere que os carros robôs passariam a ser usados por segmentos da população que normalmente não usam carros, como os jovens e os idosos, o que aumentaria consideravelmente o número de carros nas ruas.

Wang Jing espera que o teste na cidade de Wuhu dê origem a mais projetos semelhantes em outros lugares.

“Estamos a tentar passar a experiência e dados para o governo central para que possam ver os benefícios. Isto tornará mais fácil para nós levar o projeto para outras cidades na China. Esperamos que seja um ponto de início para levar isso para outros países”, explica.

A Baidu é reconhecida por trabalhar com a montadora alemã BMW no desenvolvimento de sistemas de controlo para veículos automatizados.

O carro que surgir desta parceria e outros veículos desenvolvidos pela montadora chinesa Chery devem ser usados no teste em Wuhu.

Muitas empresas de tecnologia, incluindo a Google, e montadoras por todo o mundo também estão a trabalhar em tecnologia de controlo carros autónomos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …