Os aviões experimentais das séries X da NASA são aviões carregados de história e tradição entre os fãs da aviação, e agora a NASA prepara-se para criar uma nova geração de aviões experimentais, que poderão servir para mostrar o rumo para o futuro da aeronáutica.
Para os que não conhecem de cor os modelos destes aviões nem viram The Right Stuff uma centena de vezes, basta relembrar que foi precisamente o avião experimental X-1, pilotado por Chuck Yeager, que superou a velocidade do som pela primeira vez , em Outubro de 1947.
Ao longo dos anos, muitos outros aviões X serviram para experimentar tecnologias inovadoras como as asas móveis, descolagem na vertical, aviões sem asas, e muito mais – sendo que o último dos quais, o X-56, em 2013, foi um avião que serviu para testar voos de alta-altitude e duração para aeronaves sem piloto.
Agora, a NASA quer relançar o programa X com uma nova série de aviões experimentais que possam avançar a indústria aeronáutica neste novo século, e que agora têm muitas outras preocupações que no século passado eram secundárias – coisas como o barulho produzido, ou o consumo de combustível, por exemplo.
Não será por acaso que um dos primeiros aviões X desta nova geração será o QueSST, ou Quiet Supersonic Technology, o primeiro avião-X com que a agência espacial norte-americana vai testar o voo supersónico “silencioso”, que potencialmente poderá permitir a criação de aviões supersónicos capazes de voar sobre o solo.
Actualmente, as normas internacionais de aviação restringem o voo supersónico a sobrevoar a água, devido ao sonic boom.
Venham então mais umas dezenas de aviões X, para juntar à família dos que já são conhecidos. E, por outro lado, preparemo-nos para um aumento do número de avistamentos de OVNIs nos próximos anos.