Capital alemã tem um supermercado que põe à disposição dos clientes uma mini-estufa para que estes possam escolher as ervas aromáticas que querem levar para casa.
Imagine que está no supermercado a fazer compras e se lembra que até dava jeito uns raminhos de salsa ou de manjericão para o jantar.
Para isso, bastava chegar a uma mini-estufa e colhia na hora aquilo que precisava de levar para casa. Parece demasiado simples e ecológico não é? Num supermercado da cadeia Metro, em Berlim, isto já é possível.
Com a ajuda da empresa Infarm, o supermercado desenvolveu uma estufa vertical em alguns metros quadrados do seu estabelecimento para cultivar vários tipos de ervas aromáticas.
A ideia é não apenas oferecer ingredientes super frescos aos seus clientes, mas também inspirar outros a fazer o mesmo e mostrar que este é um modelo de produção viável e que pode ser aplicado em diferentes locais.
Para atingir o máximo de eficiência na produção destas ervas, que crescem sem recurso a pesticidas, os criadores do projeto aproveitaram todos os espaços da estufa.
“Não há desperdício de espaço ou de energia”, explica Guy Galonska, co-fundador da start-up.
A estufa também utiliza menos água do que as plantações tradicionais, além de não ser preciso qualquer tipo de transporte, uma vez que os alimentos crescem na própria loja.
A iniciativa foi estrategicamente lançada num supermercado bastante frequentado por chefs de cozinha. Desta forma, estes profissionais podem utilizar uma aplicação para comprar certas ervas que não são tão fáceis de encontrar.
Por outro lado, também há o benefício destes chefs poderem finalmente conhecer todas as fases de crescimento das plantas, muitas vezes utilizadas nos seus pratos, o que não era possível para a maioria por sempre terem vivido em ambientes urbanos.
A instalação desta estufa funciona como um primeiro teste mas, se for bem sucedido, o objetivo é desenvolver o mesmo projeto nos restantes supermercados da cadeia.
Apesar do cultivo estar principalmente focado em ervas aromáticas, a ideia para um futuro próximo é lançar um espaço com a mesma tecnologia para cultivar vegetais como, por exemplo, tomates e pimentos.
ZAP / Hypeness / The Greenest Post
Que novidade!..
Este germânicos nunca devem ter ido a um mercado tradicional!|…