97% dos cientistas diz que a culpa das alterações climáticas é da Humanidade

Alex Bradbury

A lagoa glaciar de Jökulsárlón, na Islândia

A lagoa glaciar de Jökulsárlón, na Islândia

A diretora do Centro para o Clima da Universidade Rovira i Virgili de Tarragona garante que “97% da comunidade científica que trabalha no estudo do clima entende que as alterações climáticas são reais e têm causa humana”.

A garantia de Manola Brunet foi dada esta segunda-feira durante a conferência, intitulada “A Ameaça Climática: Ciência vs Desinformação Interessada“, que proferiu numa cerimónia organizada pela Agência Estatal de Meteorologia, no Dia Meteorológico Mundial 2015, cujo lema é “Do conhecimento climático à ação pelo clima”.

Durante a sua intervenção, Brunet denunciou “o falso debate” e “a campanha de desintoxicação” de alguns grupos de interesses, que procuram negar as evidências científicas relacionadas com as alterações climáticas e “acusam a comunidade científica ao ponto de a chamar terrorista”.

A cientista acusou “os negacionistas das alterações climáticas de construírem as suas teses com base em pequenos erros que utilizam para anular toda a teoria, questionam o conhecimento científico em geral e apenas estudam períodos de tempo curto, nos quais não se observa a diferença a longo prazo no clima”.

Brunet, que também integra a comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial, insistiu em que “o debate atual não se tem que se centrar se as alterações climáticas existem ou não, mas sim no que fazer para que a situação não piore“.

Para suportar o seu argumento, apresentou informação que demonstra as alterações climáticas nos últimos 160 anos, desde que começaram os registos das estações meteorológicas, destacando que a temperatura média global já aumentou 0,8 graus centígrados desde o início do século XX.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. As alterações climáticas a acontecer nos outros planetas do nosso sistema solar também é culpa da humanidade…
    Não abram os olhos não… Alarguem o vosso conhecimento.

  2. A humanidade não tem nada a ver com as alterações climáticas, nem as pode abrandar! O que fez a humanidade para provocar as anteriores Idades do Gelo? Nada, e elas aconteceram na mesma!

  3. Eh pá, ninguém sabia! O que estes “cientistas” descobrem. E eu a julgar que as alterações climatéricas eram provocadas pela Microsoft…
    Mas, já agora, para o Xa e o Ze, é óbvio o que dizem, mas o que está em causa aqui é a rapidez com que acontecem essas alterações nos tempos recentes, e disso não haja dúvida, sabemos de quem é a culpa, até porque os “cientistas” nos elucidaram 😉

  4. A historia quanto ao suposto aquecimento global e’ uma tragedia para o pensamento cientifico. Gente que nao e’ climatologista, que nem sequer sabe quem foi Marcel Leroux e ignora os (poucos) climatologistas lucidos como os professores Delgado Domingos e Corte Real. metem-se a falar do que nao conhecem. E jornalistas igualmente ignorantes esmeram-se a repetir as asneiradas. Para melhor esclarecimento ler “A impostura global”, em
    http://resistir.info/climatologia/impostura_global.html

  5. Parabens aos comentários que revelaram grande saber ao ignorar os absurdos dos pseudos cientistas quando buscam atribuir seus besterol como culpa da humanidade. SI a humanidade tivesse tanto poder garanto que a maioria deles já não teriam voz para a ciência.

RESPONDER

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …