9 homens, 9 mulheres. Eis os 18 astronautas que a NASA vai levar à Lua em 2024

A NASA anunciou os seus primeiros 18 astronautas que deverão viajar em missões lunares da agência espacial no âmbito do seu Programa Artemis.

Alguns dos astronautas escolhidos já estiveram no Espaço, alguns estão atualmente no Espaço e outros nunca viram o Espaço.

A equipa é formada por nove mulheres e nove homens que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, listou no National Space Council na Flórida. “Meus companheiros americanos, eu dou-lhes os heróis do futuro que nos levarão de volta à Lua e além”, disse Pence.

“Representamos todas as esferas da vida na América. E cada criança na América, e até mesmo em todo o mundo, agora precisa de olhar e dizer ‘se se parece comigo, eu consigo fazer isto'”, disse a astronauta da NASA Anne McClain, uma das nove mulheres selecionadas, na conferência de imprensa.

Este grupo de 18 astronautas inclui o próximo homem e a primeira mulher que pisarão na superfície lunar em 2024.

Os 18 astronautas foram escolhidos entre os 47 astronautas ativos da NASA, dois dos quais estão atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI): Victor Glover e Kate Rubins.

Christina Koch e Jessica Meir, as duas astronautas que, em 2019, fizeram a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina, também pertencem ao grupo Artemis.

A maioria dos 18 astronautas tem entre 30 e 40 anos. O mais velho tem 55 e o mais novo 32. Apenas dois, Joe Finda e Stephanie Wilson, voaram nos vaivéns espaciais da NASA.

Os outros membros com experiência no Espaço são Kjell Lindgren e Scott Tingle, ex-residentes da Estação Espacial Internacional. Os que ainda não foram lançados ao Espaço incluem Kayla Barron, Raja Chari, Matthew Dominick, Woody Hoburg, Jonny Kim, Nicole Mann, Jasmin Moghbeli, Frank Rubio e Jessica Watkins.

Segundo o administrador da NASA, Jim Bridenstine, estes 18 astronautas são apenas o primeiro grupo a ser selecionado. “Este é o primeiro quadro dos nossos astronautas Artemis. Quero ser claro, haverá mais”, garantiu.

O próximo Programa Artemis verá o próximo homem a voltar a pousar na Lua desde a Apollo 17 em 1972, ano que Eugene Cernan pisou a superfície lunar, e marcará a primeira vez que uma astronauta mulher põe os pés na Lua.

O voo principal verá esses dois astronautas pousarem na Lua em 2024, que serão seguidos por outros voos e outros astronautas a bordo da espaçonave Orion.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …