9 homens, 9 mulheres. Eis os 18 astronautas que a NASA vai levar à Lua em 2024

A NASA anunciou os seus primeiros 18 astronautas que deverão viajar em missões lunares da agência espacial no âmbito do seu Programa Artemis.

Alguns dos astronautas escolhidos já estiveram no Espaço, alguns estão atualmente no Espaço e outros nunca viram o Espaço.

A equipa é formada por nove mulheres e nove homens que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, listou no National Space Council na Flórida. “Meus companheiros americanos, eu dou-lhes os heróis do futuro que nos levarão de volta à Lua e além”, disse Pence.

“Representamos todas as esferas da vida na América. E cada criança na América, e até mesmo em todo o mundo, agora precisa de olhar e dizer ‘se se parece comigo, eu consigo fazer isto'”, disse a astronauta da NASA Anne McClain, uma das nove mulheres selecionadas, na conferência de imprensa.

Este grupo de 18 astronautas inclui o próximo homem e a primeira mulher que pisarão na superfície lunar em 2024.

Os 18 astronautas foram escolhidos entre os 47 astronautas ativos da NASA, dois dos quais estão atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI): Victor Glover e Kate Rubins.

Christina Koch e Jessica Meir, as duas astronautas que, em 2019, fizeram a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina, também pertencem ao grupo Artemis.

A maioria dos 18 astronautas tem entre 30 e 40 anos. O mais velho tem 55 e o mais novo 32. Apenas dois, Joe Finda e Stephanie Wilson, voaram nos vaivéns espaciais da NASA.

Os outros membros com experiência no Espaço são Kjell Lindgren e Scott Tingle, ex-residentes da Estação Espacial Internacional. Os que ainda não foram lançados ao Espaço incluem Kayla Barron, Raja Chari, Matthew Dominick, Woody Hoburg, Jonny Kim, Nicole Mann, Jasmin Moghbeli, Frank Rubio e Jessica Watkins.

Segundo o administrador da NASA, Jim Bridenstine, estes 18 astronautas são apenas o primeiro grupo a ser selecionado. “Este é o primeiro quadro dos nossos astronautas Artemis. Quero ser claro, haverá mais”, garantiu.

O próximo Programa Artemis verá o próximo homem a voltar a pousar na Lua desde a Apollo 17 em 1972, ano que Eugene Cernan pisou a superfície lunar, e marcará a primeira vez que uma astronauta mulher põe os pés na Lua.

O voo principal verá esses dois astronautas pousarem na Lua em 2024, que serão seguidos por outros voos e outros astronautas a bordo da espaçonave Orion.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …