/

9 homens, 9 mulheres. Eis os 18 astronautas que a NASA vai levar à Lua em 2024

1

A NASA anunciou os seus primeiros 18 astronautas que deverão viajar em missões lunares da agência espacial no âmbito do seu Programa Artemis.

Alguns dos astronautas escolhidos já estiveram no Espaço, alguns estão atualmente no Espaço e outros nunca viram o Espaço.

A equipa é formada por nove mulheres e nove homens que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, listou no National Space Council na Flórida. “Meus companheiros americanos, eu dou-lhes os heróis do futuro que nos levarão de volta à Lua e além”, disse Pence.

“Representamos todas as esferas da vida na América. E cada criança na América, e até mesmo em todo o mundo, agora precisa de olhar e dizer ‘se se parece comigo, eu consigo fazer isto'”, disse a astronauta da NASA Anne McClain, uma das nove mulheres selecionadas, na conferência de imprensa.

Este grupo de 18 astronautas inclui o próximo homem e a primeira mulher que pisarão na superfície lunar em 2024.

Os 18 astronautas foram escolhidos entre os 47 astronautas ativos da NASA, dois dos quais estão atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI): Victor Glover e Kate Rubins.

Christina Koch e Jessica Meir, as duas astronautas que, em 2019, fizeram a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina, também pertencem ao grupo Artemis.

A maioria dos 18 astronautas tem entre 30 e 40 anos. O mais velho tem 55 e o mais novo 32. Apenas dois, Joe Finda e Stephanie Wilson, voaram nos vaivéns espaciais da NASA.

Os outros membros com experiência no Espaço são Kjell Lindgren e Scott Tingle, ex-residentes da Estação Espacial Internacional. Os que ainda não foram lançados ao Espaço incluem Kayla Barron, Raja Chari, Matthew Dominick, Woody Hoburg, Jonny Kim, Nicole Mann, Jasmin Moghbeli, Frank Rubio e Jessica Watkins.

Segundo o administrador da NASA, Jim Bridenstine, estes 18 astronautas são apenas o primeiro grupo a ser selecionado. “Este é o primeiro quadro dos nossos astronautas Artemis. Quero ser claro, haverá mais”, garantiu.

O próximo Programa Artemis verá o próximo homem a voltar a pousar na Lua desde a Apollo 17 em 1972, ano que Eugene Cernan pisou a superfície lunar, e marcará a primeira vez que uma astronauta mulher põe os pés na Lua.

O voo principal verá esses dois astronautas pousarem na Lua em 2024, que serão seguidos por outros voos e outros astronautas a bordo da espaçonave Orion.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.