9 homens, 9 mulheres. Eis os 18 astronautas que a NASA vai levar à Lua em 2024

A NASA anunciou os seus primeiros 18 astronautas que deverão viajar em missões lunares da agência espacial no âmbito do seu Programa Artemis.

Alguns dos astronautas escolhidos já estiveram no Espaço, alguns estão atualmente no Espaço e outros nunca viram o Espaço.

A equipa é formada por nove mulheres e nove homens que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, listou no National Space Council na Flórida. “Meus companheiros americanos, eu dou-lhes os heróis do futuro que nos levarão de volta à Lua e além”, disse Pence.

“Representamos todas as esferas da vida na América. E cada criança na América, e até mesmo em todo o mundo, agora precisa de olhar e dizer ‘se se parece comigo, eu consigo fazer isto'”, disse a astronauta da NASA Anne McClain, uma das nove mulheres selecionadas, na conferência de imprensa.

Este grupo de 18 astronautas inclui o próximo homem e a primeira mulher que pisarão na superfície lunar em 2024.

Os 18 astronautas foram escolhidos entre os 47 astronautas ativos da NASA, dois dos quais estão atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI): Victor Glover e Kate Rubins.

Christina Koch e Jessica Meir, as duas astronautas que, em 2019, fizeram a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina, também pertencem ao grupo Artemis.

A maioria dos 18 astronautas tem entre 30 e 40 anos. O mais velho tem 55 e o mais novo 32. Apenas dois, Joe Finda e Stephanie Wilson, voaram nos vaivéns espaciais da NASA.

Os outros membros com experiência no Espaço são Kjell Lindgren e Scott Tingle, ex-residentes da Estação Espacial Internacional. Os que ainda não foram lançados ao Espaço incluem Kayla Barron, Raja Chari, Matthew Dominick, Woody Hoburg, Jonny Kim, Nicole Mann, Jasmin Moghbeli, Frank Rubio e Jessica Watkins.

Segundo o administrador da NASA, Jim Bridenstine, estes 18 astronautas são apenas o primeiro grupo a ser selecionado. “Este é o primeiro quadro dos nossos astronautas Artemis. Quero ser claro, haverá mais”, garantiu.

O próximo Programa Artemis verá o próximo homem a voltar a pousar na Lua desde a Apollo 17 em 1972, ano que Eugene Cernan pisou a superfície lunar, e marcará a primeira vez que uma astronauta mulher põe os pés na Lua.

O voo principal verá esses dois astronautas pousarem na Lua em 2024, que serão seguidos por outros voos e outros astronautas a bordo da espaçonave Orion.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa

À 25.ª hora, não se esperam golpes de magia. O fim do que restava da geringonça está praticamente consumado

A corda já não estica: nem para o lado do Governo, nem para a outrora enamorada esquerda. Todos batem o pé na reta finalíssima e a vigésima quinta hora não parece trazer novidades. "Tudo tem um …

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …