Há 80 milhões de anos, os tubarões caçavam dinossauros voadores

Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, descobriram evidências de que os tubarões do período Cretáceo poderiam ter caçado grandes répteis voadores, como os pterossauros.

Esta conclusão foi feita após a análise de um objeto que tinha ficado preso nas vértebras do pescoço de um Pteranodonte – tratava-se de um dente de um grande tubarão Cretoxyrhina mantelli.

O fóssil foi escavado na região de Smoky Hill Chalk, no Kansas, na década de 60, mas não começou a ser estudado até recentemente. Os resultados do estudo foram publicados a 14 de dezembro na revista PeerJ.



O artigo explica que, embora anteriormente houvesse interações entre répteis voadores e certos peixes, incluindo tubarões, “até agora, as interações entre um Cretoxyrhina e um Pteranodonte não tinham sido descritas“.

Os cientistas indicaram que “não é possível concluir se a mordida reflete um comportamento predatório“. No entanto, um dos autores, Michael Habib, não descarta esta hipótese.

“Há tubarões hoje em dia que caçam aves marinhas? Sim, existem. Isso é algo único, ou os grandes tubarões estavam a caçar criaturas voadoras durante milhões de anos? A resposta é sim, fizeram isso”, indicou Habib. “Agora sabemos que os tubarões caçaram animais voadores durante 80 milhões de anos”, ressaltou.

Segundo Habib, é possível que o ataque tenha ocorrido num momento em que o pteranodonte — uma espécie que comia peixe — estava mais vulnerável, com as suas asas estendidas sobre a água, ocasião em que o tubarão teria de saltar na superfície do mar.

Os estudos de biomecânica em pteranodontes sugerem que as criaturas teriam sido capazes de descolar da água em cerca de um segundo e meio, o que é lento o suficiente para um tubarão atacar uma presa. “A morfologia do corpo e o tamanho e a forma destes tubarões devem ter permitido que fizessem isto”, disse.

O cientista concluiu que, apesar de “sabermos que os grandes tubarões comiam pterossauros”, agora podemos dizer que um grande predador poderia ter comido este pteranodonte quando entrou na água, “mas provavelmente nunca saberemos como exatamente”.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …

Bancos dos Emirados estão a congelar contas da família dos Santos

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família dos Santos e de pessoas a ela relacionadas, respondendo a um pedido da justiça angolana efetuado a 13 de abril, avançou a …

A pedido da Comissão Europeia, EMA volta a rever dados da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira que está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria a pedido da Comissão Europeia. Segundo um comunicado citado pelo Observador, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) …

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …