Plantar 80 mil árvores na capital até 2021 é o objetivo de Medina

Fernando Medina quer que a capital aumente os seus espaços verdes. Esta terça-feira, anunciou que é sua intenção que a capital venha a contar com mais 80 mil árvores até ao final do mandato, em 2021.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou, esta terça-feira, que é sua intenção que Lisboa venha a contar com mais 80 mil árvores e mais áreas verdes até ao final do seu mandato, em 2021. Fernando Medina avançou com esta informação na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa.

Durante a sua intervenção, o autarca debruçou-se maioritariamente sobre o facto de Lisboa ter sido escolhida na semana passada como Capital Verde Europeia em 2020.

Nos últimos anos, houve em Lisboa um aumento de “mais de 200 hectares de zonas verdes”. “É um aumento que queremos prosseguir com mais corredores verdes, com mais zonas verdes, com mais parques, com zonas integradas, com mais zonas de lazer”, disse Medina.

O presidente da Câmara de Lisboa quer assim dotar a cidade de “zonas verdes que cumpram o objetivo de redução da onda de calor“.

Isto passa pela “plantação de mais 80 mil árvores até ao final do mandato, que permitam ser um grande efeito para a redução da temperatura na cidade de Lisboa, mas que ao mesmo tempo cumpram um plano de apoio à biodiversidade, que cumpram o objetivo do apoio à mobilidade, que cumpram o objetivo de apoio ao plano de drenagem e à retenção de águas de forma natural nas zonas que são criadas”.

E, acrescenta, “que sejam também um instrumento de apoio à redução do ruído na cidade de Lisboa”.

Para Fernando Medina, “a política de expansão das áreas verdes é uma política central do ponto de vista da qualidade de vida, do ponto de vista da mobilidade, mas fundamentalmente do ponto de vista da sustentabilidade ambiental da cidade de Lisboa”.

Apesar de não ter especificado onde se irão localizar todas as novas zonas verdes, o responsável afirmou que o projeto de requalificação da Praça de Espanha prevê um jardim “terá dimensão superior a duas vezes o Jardim da Estrela”.

“Esta agenda de sustentabilidade é, no fundo, a agenda do futuro da cidade de Lisboa”, sustentou Fernando Medina.

Em resposta à deputada do PPM, o socialista manifestou ter “total confiança nas juntas de freguesia para aplicação do regulamento do arvoredo e das suas competências nessa matéria”, depois de a Câmara ter voltado a assumir a gestão do arvoredo no eixo entre a Praça dos Restauradores, Avenida da Liberdade e Campo Grande.

Segundo Medina, esta opção teve a ver com “uma questão prática”, uma vez que estão envolvidas várias freguesias.

No futuro, afirmou, esta medida poderá ser alargada também à Avenida 24 de Julho.

Também na intervenção inicial da informação escrita, Medina adiantou que os autocarros que foram adquiridos para reforçar a frota da Carris irão “chegar em setembro”. No início de fevereiro, a Câmara de Lisboa assinou o processo de aquisição de 165 novos autocarros movidos a gás natural comprimido, e na altura apontou que uma centena deles deveriam estar nas ruas até ao final do ano.

A estes juntar-se-ão veículos elétricos, que deverão chegar no primeiro trimestre de 2019, para renovar e ampliar a frota atual.

Na sessão plenária, Fernando Medina foi ainda questionado pelo PSD se “tem alguma novidade sobre algum processo judicial mais relevante nos últimos dias”, mas o presidente da Câmara da capital não respondeu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Você é tolo hominho. Deixe vir o próximo terramoto para deitar a baixo a cangalhada que Lisboa é – dizem as bruxas que ocorrerá em Agosto quando isso está transformado em sodoma e gomorra- e se vossemecê não levar com um calhau nos cor** ou não for na cheia (marnoto) aplane todo o terreno e construa casas apenas com dois andares e com uma base um terço maior que o restante para serem efectivamente seguras. Depois dote-as de uma horta jardim para que os filh** da pu** que aí vivem aprenderem a produzir o que comem e obrigue a que cada horta tenha quatro árvores. Proíba carros, comboios, pontes e aeroportos, transforme isso num paraíso ecológico como era há escassos 100 anos e, então sim, terá conseguido um grande objetivo na travagem das alterações climáticas. Plantar agora 80 mil árvores no meio de tanto betão e porcaria só se for para mais facilmente mijar no tronco delas. Tenha juízo.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …