8 lições de vida (e dinheiro) que pode aprender com Star Wars

Walt Disney Studios

Star Wars: The Force Awakens (2016)

Star Wars: The Force Awakens (2016)

ARTIGO PATROCINADO

Após a estreia de Star Wars – O Despertar da Força, o ComparaJá.pt refletiu sobre a sabedoria transmitida em torno da saga fenómeno de bilheteiras Guerra das Estrelas.

Não é necessário ser um crítico de cinema para reconhecer a influência massiva que a saga Guerra das Estrelas teve perante diferentes culturas e gerações. Toda esta aventura aconteceu há muito tempo atrás numa galáxia muito, muito distante, mas a sabedoria da Guerra das Estrelas estende-se até ao planeta Terra.

A trilogia original tem perspetivas profundas que podem mudar as nossas vidas e ajudar-nos a encarar o dinheiro de forma diferente. Neste artigo pode encontrar o que a maratona da Guerra das Estrelas ensina acerca de finanças e usar a Força para manter o dinheiro sob controle.

1 – O Dinheiro é Neutro

No mundo da Guerra das Estrelas, a Força é uma energia universal e abrangente que fortalece todos os seres vivos. Tal e qual o dinheiro, a Força é uma entidade poderosa mas moralmente neutra. Dependendo sempre das intenções da pessoa, pode ser usada para o bem ou para o mal. Usar a Força com maldade é o que faz um Jedi virar para o Lado Negro.

A atitude perante o dinheiro afeta-o da forma como o irá utilizar. Ao tratar o dinheiro como uma ferramenta neutra para alcançar os seus objetivos, vai conseguir aproximar-se dos seus objetivos financeiros sem culpa e/ ou vergonha.

2 – A Gestão do Dinheiro é uma Competência

Frustrado com a impaciência de Luke Skywalker n’O Império Contra-Ataca, Yoda queixa-se a Obi Wan-Kenobi e diz que Luke é muito velho para aprender as formas de utilizar a Força. O caminho para se tornar um Jedi começa na infância, onde jovens padawans são submetidos a treinos rigorosos e aprendem a usar a Força de modo responsável. Somente quando um padawan demonstrar completo controlo da Força é que poderá ser considerado Jedi.

Tal e qual os padawans, todos temos potencial para usar o dinheiro de forma responsável, mas não nascemos com competências da sua gestão. Eles precisam de aprender e, aqueles que cultivaram esse tipo de competências enquanto crianças, têm uma grande vantagem na vida adulta.

As boas notícias é que nunca é demasiado tarde para se tornar tão bom como um Jedi com as suas finanças. Existem várias formas e recursos gratuitos que podemos utilizar para aprender e adquirir competências financeiras.

giphy

A Força é neutra. O dinheiro também.

A Força é neutra. O dinheiro também.

3 – Desaprenda Aquilo que Aprendeu

Em O Império Contra-Ataca, Luke tenta sem sucesso levitar a sua X-Wing de um pântano. Yoda realça que Luke precisa de desaprender aquilo que aprendeu até agora para usar a Força e alcançar o impossível. Podemos dizer o mesmo em relação aos mitos sobre dinheiro que vamos tomando conhecimento à medida que crescemos.

Para alcançar o sucesso financeiro precisa de identificar e desistir de falsas crenças que o mantêm pobre. Eduque-se em relação a como gerir o seu dinheiro, lendo livros, assistindo a seminários e, caso necessário, consultando conselheiros financeiros.

4 – Cuidado ao Pedir Dinheiro Emprestado

Han Solo deve uma quantia enorme a Jabba the Hutt, desprezível caçador de prémios, havendo uma recompensa de 100.000 créditos pela “sua cabeça”. Porém, Han tem falhado os pagamentos durante bastante tempo, tendo pago o derradeiro preço ao ficar congelado no navio de Jabba.

Existem duas lições que pode aprender com esta história, a primeira é: informe-se muito bem sobre todas as opções antes de pedir dinheiro emprestado. O resultado, por vezes, pode ser tão mau como ser congelado em carbonite; a segunda lição: tenha atenção às taxas de juro, pois se adquirir um crédito com taxas elevadas e, caso falhe algum dos pagamentos, ansiedade, insónias e “noites em branco” podem tornar-se realidade.

5 – Não Deixe as Dívidas Chegarem até Si

Eis outra lição: se precisa de pedir um empréstimo, pague cada prestação na totalidade e prontamente. Não fuja das dívidas assumindo que irão desaparecer eventualmente, porque está errado. Os juros e as multas apenas farão com que a dívida não pare de aumentar.

Caso não consiga fazer os pagamentos, fale com a entidade que lhe concedeu o empréstimo, explique a sua situação de forma clara e educada e tente ver com eles se pode alterar o modo e plano de pagamento das prestações, algo que não envolva fugir dos sarlaccs.

giphy.com

Use a Força, não deixe as dívidas chegarem até si.

Use a Força, não deixe que as dívidas cheguem até si.

6 – Mantenha Algumas Poupanças para EmergênciaS

Apesar da cuidada manutenção de Han Solo, o Millennium Falcon está constantemente a aparecer. O Chewbacca e o R2D2 bem tentam arranjar sempre algo à última hora, mas nem sempre têm um droide para os salvar de acontecimentos inesperados.

Se o seu carro ou computador avariarem e não tiver umas poupanças de lado para resolver o assunto, isso pode tornar-se num sério problema. Tente sempre ter um fundo de emergência para qualquer eventualidade que possa surgir. Destine, todos os meses, uma percentagem do seu rendimento para uma poupança ou, caso prefira, faça uma poupança programada no seu banco.

7 – Se Dinheiro é Tudo o Que Ama, é Tudo o que Recebe

Isto foi o que a Princesa Leia disse a Han Solo em Uma Nova Esperança, após ele ter dito que estava apenas a ajudar a rebelião pelo dinheiro.

Enquanto o dinheiro pode comprar experiências e tornar a vida mais confortável, o dinheiro em si não o torna mais feliz. Concilie uma boa vida pessoal (com muito exercício físico à mistura) com uma boa ética profissional.

8 – Fazer ou Não Fazer, Não Existe Tentar

Esta é a frase mais célebre de Yoda e impacta qualquer pessoa que queira alcançar um objetivo que vá mudar a vida. Com finanças pessoais, nem tente – apenas faça-o!

Tal e qual ir ao ginásio e treinar, manter-se em forma financeiramente é um processo de melhoria contínua. Para tal, é importante que desenvolva hábitos financeiros saudáveis, mantenha o orçamento sob controlo e tome decisões conscientes (e de acordo com as suas necessidades), superando as dívidas e aprendendo novas formas de poupar e/ ou investir dinheiro.

E caso ache necessário, há mesmo aplicações que o podem ajudar a gerir o orçamento mensal da forma mais adequada. Que a Força Esteja Consigo!

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …