Incêndios da Austrália deixam coalas em vias de extinção

Erik Veland / Wikimedia

Os coalas estão em vias de extinção na Austrália na sequência dos incêndios que atingem há várias semanas o país. Centenas de animais já morreram, levando os especialistas a acreditar que desapareceu cerca de 75% do seu habitat.

“Acreditamos que a população de koalas está criticamente ameaçada e que necessita a nossa proteção”, afirmou um porta-voz do Jardim Zoológico australiano, citado pelo semanário Expresso.

O hospital de coalas, na cidade australiana de Port Macquarie, tem apelado a donativos para ajudar a tratar de animais feridos e desidratados devido aos fogos.

Estima-se que existam apenas entre 40 mil a 100 mil koalas na região. Além dos fogos que têm contribuído para a morte deste animais, o desmatamento, os ataques de cães e acidentes rodoviários também estão são algumas das ameaças a esta espécie. A presidente da Fundação Australiana de Coala, Deborah Tabart, ouvida pela revista Forbes, estima que mais de mil coalas foram mortos pelos incêndios.

A população de coalas viu, assim, reduzido o seu habitat natural ficando “funcionalmente extinta”. A extinção funcional ocorre quando uma população se torna tão limitada que deixa de desempenhar um papel significativo no seu ecossistema e de ser viável para a sua subsistência. Embora a reprodução seja possível, o número limitado de coalas torna a viabilidade da espécie improvável, no longo prazo, e altamente suscetível a doenças.

As condições meteorológicas no leste do país – caracterizadas por ventos fortes e temperaturas elevadas – não estão a ajudar o combate às chamas. Há quatro meses foi declarada a situação de seca severa nos estados australianos de New South Wales e de Queensland e os incêndios que tem atingido as regiões têm agravado a situação.

Três outras pessoas já tinham morrido devido aos incêndios no estado de Nova Gales do Sul. Mais de 150 casas arderam e milhares de pessoas foram forçadas a fugir.

Milhares de bombeiros foram destacados preventivamente nos estados de Queensland e Nova Gales do Sul devido a condições meteorológicas consideradas “catastróficas” e “fora do comum”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, aos 47 anos

Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, morreu esta segunda-feira, aos 47 anos, vítima de doença prolongada. Administradora hospitalar e especialista em planeamento em gestão, era subdiretora-geral da Saúde desde 2008, tendo trabalhado com Francisco George e …

Quarentena deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus estão a deixar a Terra mais silenciosa - pelo menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. A atividade humana, como a circulação de pessoas e …

Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais …

Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, …

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …