Em seis anos, mais de 70 alunos da Universidade de Coimbra foram suspensos por fraude ou plágio

A Universidade de Coimbra já puniu 77 estudantes pela prática de plágio ou de fraude em provas ou trabalhos académicos, de acordo com a instituição.

Segundo uma nota enviada às redações, a Universidade de Coimbra sancionou, nos últimos seis anos, 19 alunos por plágio e outros 58 por fraude. O preço: foram suspensos.

Os casos de plágio, escreve o Público, foram descobertos maioritariamente em trabalhos académicos (12), mas também em relatórios (3), dissertações (3) e teses (1).  Treze dos estudantes foram suspensos por cinco meses, quanto que, aos outros seis, foi recusava a avaliação durante um ano.

Em relação aos casos de fraude, a maioria dos que foram detetados relacionam-se com a prática de copiar durante as provas de avaliação – 37. Dos restantes: 16 foram apanhados na “posse de elementos eletrónicos” como telemóveis e smartwatches durante as provas; dois simularam a identidade e dois falsificaram documentos. O último estudante foi punido por associar o “nome a trabalho alheio”.

Dois dos alunos associados a estes casos foram punidos com uma das sanções mais graves previstas no Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade de Coimbra: a proibição de frequentar este estabelecimento de Ensino Superior por um período entre um e cinco anos. Os outros 56 foram suspensos temporariamente.

A Universidade de Coimbra frisa que a entrada em vigor de um novo regulamento disciplinar, em 2012/2013, permitiu intensificar “o combate às tentativas de falsear os resultados das provas e trabalhos académicos”. Antes deste documento, “não existia enquadramento” sobre as sanções a aplicar às práticas de plágio e fraude.

A instituição está a esforçar-se por combater estas práticas, tendo ainda instalado na universidade um software de deteção de plágios.

A propósito do balanço agora divulgado, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, manifestou um “total repúdio por falsificações e plágios” e avisou que todos os casos “têm consequências”, que não serão “penas menores”.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E eu sei, de fonte segura, que na Universidade Católica de Lisboa, os ‘meninos riquinhos’ não têm que fazer os trabalhos naquelas matérias que dão ‘uma trabalheira’ e que obrigam a, imaginem só,…ESTUDAR.
    Para o efeito pagam a quem lhes faça os trabalhos de, por exemplo: Estatística.
    Mas o melhor é que quem lhes faz o ‘jeitinho’, a troco de umas notas valentes desembolsadas pelos ‘papás’ são Professores (ou pelo menos 1 professor) da própria Universidade.
    Já não basta estes meninos agora só terem que pagar para ficar sentados atrás de uma carteira escolar por mais 3 ou 4 anos (e chamam a isso: fazer um curso superior) para obterem diplomas em matérias dificílimas, como Comunicação Social, ou Humanismo Ocidental, ou outra mer+a qualquer sem qualquer valor académico, mas têm ainda por cima os ‘lacaios’ a fazerem-lhes os trabalhos que são mais difíceis ou trabalhosos.
    Desafiava uma investigação jornalística a este assunto. Estou certo que os órgão directivos da Universidade está ao corrente disto e são coniventes.

RESPONDER

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …

Retenção na fonte mensal reduzida em cerca de 2%. Salários terão um "ligeiro aumento"

As retenções na fonte em 2021 sobre salários de trabalho dependente vão reduzir-se em cerca de 2% face às praticadas este ano e irão permitir um “ligeiro aumento” do rendimento líquido mensal, segundo simulações da …

Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população

O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu esta quinta-feira que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos …

Quatro mortos e um ferido em explosão em estação de águas residuais em Bristol

Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma grande explosão numa estação de tratamento de águas residuais de Bristol, no sul de Inglaterra,. As vítimas mortais são três funcionários e um trabalhador externo, disse o …