IEFP já tem 7.500 ofertas de emprego para ucranianos

1

Paulo Novais / Lusa

Já foram registadas 7.500 ofertas de trabalho para refugiados ucranianos na plataforma criada pelo IEFP. Até ao momento, não há cidadãos ucranianos inscritos.

O Ministério do Trabalho informou, ao ECO, que já há mais de sete mil oportunidades de emprego na plataforma do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que está a fazer um levantamento das vagas disponíveis para os refugiados ucranianos que cheguem a Portugal.

O número representa um disparo de 275% face às ofertas registadas esta terça-feira.

As empresas portuguesas podem carregar as oportunidades de emprego que têm disponíveis para os refugiados na plataforma do IEFP.

“Existe uma enorme diversidade de profissões pretendidas, sendo que os principais setores com ofertas de emprego colocadas são tecnologias de informação, transportes (motoristas), restauração e hotelaria, setor social e construção civil”, estando as vagas inscritas “dispersas por todo o país“, revelou o ministério.

O diário económico salienta que o instituto vai fazer um “mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos” e entrará em contacto com as empresas que se registem na plataforma para apresentar os candidatos.

Depois, e caso haja intenção de avançar, o IEFP terá de ser informado, de modo a que os empregadores possam aceder aos apoios disponíveis: o Ativar.pt e o Compromisso Emprego Sustentável.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Como ainda não há inscritos nessas 7500 vagas… serão que podem ser ocupadas por Portugueses? É que ainda não temos taxa de desemprego zero… Os refugiados devem ser ajudados, mas mostrem igual empenho em ajudar os Portugueses sem emprego!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.