6 mil anos depois, alguém está mesmo a reinventar a roda

Se a roda foi uma das invenções mais perfeitas e revolucionárias de todos os tempos, será que é preciso “reinventá-la”? Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo parece pensar que sim.

Há indícios arqueológicos que apontam para a existência de veículos com rodas desde o quarto milénio antes de Cristo. E desde então, toda a gente já ouviu dizer (e disse) que não é preciso reinventar a roda.

Mas a Goodyear discorda.

No Salão do Automóvel de Genebra, que acaba de fechar as portas, a famosa fabricante de pneus apresentou um novo conceito de pneu projectado especialmente para veículos autónomos.

E na realidade o Eagle-360 literalmente reinventa a roda com um impressionante design esférico.

“Não estamos a tentar prever o futuro, mas estamos a estudar o futuro da mobilidade e da conectividade”, afirmou Keith Price, porta-voz do departamento de investigação e desenvolvimento da empresa.

Levitação magnética e natureza

Há inúmeras vantagens em pneus em forma de esfera. Com pneus esféricos, um carro sem condutor pode mover-se em qualquer direcção, em qualquer ângulo e a qualquer momento – rodando o veículo sem sair do lugar, ou deslizando lateralmente num lugar de estacionamento mais apertado.

Estas manobras são impossíveis com p tradicional interface motorista/volante, em que é necessário um impulso para a frente para poder executar uma curva.

Mas com um robô ao comando de um pneu esférico, praticamente tudo é possível.

Goodyear

-

O Eagle-360 resolve o problema da ausência de um eixo central com levitação magnética

Mas desvantagens são óbvias: uma esfera não tem um eixo central, e, por isso, nenhum ponto para o encaixe de um sistema de transmissão.

O Eagle-360 pretende superar esse obstáculo usando levitação magnética para sustentar o veículo acima dos seus pneus, e aplicar a mesma tecnologia para conduzir e travar.

Actualmente, a levitação magnética só é usada em comboios, e a Goodyear adiantou que não está a trabalhar com nenhum parceiro para desenvolver uma versão redonda da levitação magnética.

Ou pelo menos, não estava, até à apresentação do Eagle-360 em Genebra. “Não me surpreenderia se alguém nos procurar agora para discutir o assunto”, confessa Price, citado pela BBC.

O conceito do Eagle-360 representa também uma solução engenhosa para outro problema. Enquanto o padrão linear parece fazer sentido quando um pneu gira em torno de um só eixo, uma esfera precisa de aderência em todas as direcções.

Para resolver esse problema, a Goodyear foi procurar na natureza – e encontrou a resposta nas espirais do coral-cérebro, da família das Faviidae, que apresenta uma textura com características de aderência únicas.

Tal como como as pontas dos nossos dedos, o novo pneu torna-se assim mais macio e aderente em condições húmidas, mas mais firme em tempo seco.

jayhem / Wikimedia

A Goodyear baseou a superfície do  Eagle-360 na textura simétrica do coral-cérebro dos mares de Belize

A Goodyear baseou a superfície do Eagle-360 na textura simétrica do coral-cérebro dos mares de Belize

“As construtoras automóveis dizem que até 2035 vão vender 85 milhões de carros autónomos por ano”, diz Price, “e alguém vai ter que fabricar pneus para todos eles”.

E provavelmente, na era em que o carro está a ser reinventado, a guerra dos pneus será ganha por quem reinventar a roda também.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. No filme IRobot, de 2004, apareciam versões idênticas dessas rodas (agora?) reinventadas…

    Ninguém na Goodyear terá visto o filme?…

RESPONDER

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …