6 funcionários da Segurança Social detidos em esquema de legalização de imigrantes

Mário Cruz / Lusa

-

No âmbito da operação “Social Number”, da Polícia Judiciária, foram detidas 12 pessoas, seis delas funcionárias da Segurança Social, pelos crimes de corrupção passiva e ativa, abuso de poder, falsidade informática e falsificação de documentos.

Os detidos terão manipulado o sistema informático da Segurança Social para gerar números de identificação da Segurança Social fraudulentos a cidadãos estrangeiros, mediante pagamento na ordem das centenas de milhares de euros.

Dos doze detidos, seis são funcionários do Núcleo de Gestão do Cliente do Instituto da Segurança Social e outros tantos são cidadãos estrangeiros, oriundos do sudoeste asiático.

Durante a investigação foram realizadas 48 buscas na área da Grande Lisboa: 26 domiciliárias e 22 a empresas e instalações da Segurança Social. Durante as buscas, foram apreendidos 50 mil euros em dinheiro, assim como documentos e material relacionado com a atividade.

A operação contou com a colaboração da Segurança Social e os detidos serão agora presentes a tribunal para conhecer as medidas de coação a que serão sujeitos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E so ver a quantidade de indianos e brasileiros com passaporte de Cartao de Cidadao portugues, em UK para entender as maroscas dos “nossos” funcionarios publicos!!!!

    • Joaquim Sousa completamente de acordo, será que se esqueceram… a Rua do Bem Formoso Martim Moniz passar por lá a tarde só contratando um segurança. Tanta gente que vivia ali naquelas redondezas, podia passear, agora nem de manhã é uma tristeza, fazia falta uma boa rusga. Quem é o presidente de junta ? Que pertence aquela área?

    • Não se esqueceu dos angolanos, guineenses e por aí fora .
      Fogem do “paraíso” deles depois da independência e depois fazem-se de portugueses com ajuda destes brilhantes funcionários , para dar ainda uma “melhor” imagem do nosso povo.

  2. Este país é um circo permanente no qual e involuntariamente fazemos de palhaços .
    Esses “funcionários” devem ser daqueles que constantemente estão nas ruas a berrar por mais direitos .
    Mais dia menos dia estão reentregados e não passou nada .

  3. pior de tudo é haver romenos e outras etnias ganharem mais de 1000 euros da Segurança Social para nada fazer e nós portugueses receber migalhas..
    e nós descontar e quase nada temos direitos.. descontos para quem não os faz.. e desde quando as greves de quem trabalha no publico

    é justificado na maior parte das vezes?
    no privado nem metade das regalias temos e descontamos como eles ou mais.. enfim é bom que isto vem ao publico para o povo acorda..

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …