Morreu misteriosamente o General que sabia os segredos do palácio de Putin

1

ZAP // East2West

Gennady Lopyrev, o “General que sabia os segredos do Palácio de Putin”

Gennady Lopyrev, general próximo do presidente russo Vladimir Putin, morreu subitamente na prisão em que se encontrava detido desde 2017. O antigo líder militar russo supervisionou a construção do sumptuoso “palácio de Putin”, obra que custou quase 1,2 mil milhões de euros.

A morte súbita e em circunstâncias misteriosas de Gennady Lopyrev, antigo líder militar russo que estava intimamente ligado ao Presidente Vladimir Putin, está a levantar suspeitas em círculos internacionais.

Segundo o The Sun, o general, de 69 anos, supervisionou a construção do sumptuoso “Palácio de Putin“, uma residência particular no resort de Gelendzhik, na região de Krasnodar, na costa do Mar Negro, cujo custo ultrapassou os 1.1 mil milhões de euros.

Lopyrev é o segundo antigo líder militar russo a morrer nas últimas 24horas, depois de esta quarta-feira o corpo do coronel Gennady Zhidko, de 58 anos, ter sido encontrado — apenas 16 horas depois de ter sido afastado do comando militar

Gennady Lopyrev, conhecido como “o General que sabia os segredos do Palácio de Putin”, foi preso em 2017 por acusações de suborno e posse não autorizada de munições, e foi recentemente considerado elegível para liberdade condicional.

Há alguns dias, no entanto, foi-lhe diagnosticado  um início súbito de um tipo de leucemia até agora desconhecida, que lhe provocava dificuldades respiratórias.

A rápida progressão da doença, culminando na sua morte poucos dias mais tarde, levantam suspeitas de que poderá tratar-se de um caso de envenenamento — com sintomas semelhantes aos de Alexei Navalny, envenenado em 2020 em circunstâncias misteriosas.

As suspeitas são aprofundadas pela aparente boa saúde de que gozava o general, que mantinha conversas regulares com o seu filho.

Figura chave de Serviço Federal de Proteção (FSO) da Rússia, Lopyrev estava não apenas ligado à construção do palácio de Putin no Mar Negro, mas também a outra residência presidencial em Sochi.

Dado o seu conhecimento e envolvimento no controverso Palácio de Gelendzhik, que levantou críticas por ter sido construído com fundos estatais, alguns especialistas acreditam que a sua prisão e morte subsequente possam ser uma tentativa de o remover da cena.

O Palácio de Gelendzhik ostenta características que fazem lembrar um filme de James Bond, como uma “aqua disco”, um casino e uma instalação subterrânea de 16 andares que alguns sugerem incluir um bunker nuclear.

Apesar das crescentes alegações e reivindicações da oposição, o Kremlin continua a negar que o palácio tenha sido construído para o Presidente Putin.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.