50 anos de prisão para deputada que assassinou o marido. 2 dos filhos absolvidos, 5 condenados

Flordelis Mk / Facebook

A deputada Flordelis com o marido Anderson do Carmo.

A deputada Flordelis com o marido Anderson do Carmo, assassinado em 2019 com 30 tiros.

A ex-deputada brasileria Flordelis dos Santos foi este domingo condenada a 50 anos e 28 dias de prisão pelo assassinato do ex-marido, o pastor Anderson do Carmo. O crime ocorreu em junho de 2019, na casa da família, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O Tribunal do Júri de Niterói considerou a ex-deputada culpada por homicídio triplamente qualificado, que recebeu os agravantes de motivo torpe, uso de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Anderson foi morto a tiro ao chegar a casa de carro, na noite do dia 16 de junho de 2019.

Inicialmente, 7 dos filhos do casal foram considerados suspeitos do crime, pelo qual 5 deles já tinham sido condenados. Entre biológicos, adotivos e afetivos, o casal tinha 55 filhos.

O crime terá sido motivado porque a vítima mantinha rigoroso controlo das finanças familiares e administrava os conflitos de forma rígida, não permitindo tratamento privilegiado às pessoas mais próximas da ex-deputada em detrimento de outros membros da família.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apontou Flordelis como a responsável por planear o homicídio do então marido, convencendo os filhos a participarem no crime, que foi pensado para parecer ter ocorrido na sequência de um roubo.

As investigações indicaram que a ex-deputada financiou a compra da arma usada e avisou sobre a chegada da vítima no local em que foi executado a tiros.

Além do homicídio consumado, Flordelis foi condenada por tentativas anteriores de matar o marido. A ex-deputada terá adicionado veneno na comida e bebida do ex-marido pelo menos seis vezes, motivo pelo qual o crime foi considerado homicídio duplamente qualificado.

O caso envolve ainda condenações por associação criminosa armada e uso de um documento falso — uma carta em que um dos filhos aponta um um falso culpado pelo homicídio.

Uma das filhas de Flordelis, Simone dos Santos Rodrigues, também foi condenada a 31 anos, quatro meses e 20 dias de reclusão por homicídio triplamente qualificado consumado, tentativa de homicídio qualificado privilegiado e associação criminosa armada.

Já os filhos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva foram absolvidos, assim como a neta Rayane dos Santos Oliveira. Rayane é filha adotiva de André e Simone, que não têm laços sanguíneos apesar de serem ambos filhos de Flordelis – Simone é filha biológica, e André, filho afetivo.

Cantora gospel e pastora, Flordelis foi eleita deputada federal em 2018 pelo Partido Social Democrático (PSD), com grande apoio dos sues fiéis, tendo-se tornado na altura a mulher mais votada no estado do Rio de Janeiro.

Após a conclusão das investigações em torno da morte de Anderson, o seu mandato na Câmara dos Deputados foi cassado. As investigações também implicaram parte de sua família, e cinco filhos da ex-deputada já foram condenados pelo crime.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.