Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

(dr) Hope Ishii / University of Hawaii

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano.

Os micrometeoritos são pequenas partículas de poeira interplanetária com alguns décimos a centésimos de milímetro que passaram pela atmosfera e alcançaram a superfície da Terra.

Para analisar este material, foram realizadas seis expedições, nas últimas duas décadas, perto da estação franco-italiana de Concordia (Domo C), localizada a 1.100 quilómetros da costa de Adelie Land, no coração da Antártida. O Domo C é um local de recolha ideal devido à baixa taxa de acumulação de neve e à quase ausência de poeira no solo.

De acordo com o Europa Press, os cientistas recolheram partículas extraterrestres suficientes (que variavam entre 30 a 200 micrómetros de tamanho, ou seja, 0.03 e 0.2 milímetros) e mediram o seu fluxo anual, que corresponde à massa acumulada na Terra por metro quadrado por ano.

Se os resultados forem aplicados a todo o planeta, o fluxo anual total de micrometeoritos representa 5.200 toneladas por ano.

 

Micrometeoritos da Antártida

Esta é a principal fonte de matéria extraterrestre no nosso planeta.

Uma comparação do fluxo de micrometeoritos com as previsões teóricas confirma que a maioria destas partículas é proveniente de cometas (80%) e o resto de asteróides.

O artigo científico, publicado recentemente na Earth and Planetary Science Letters, dá aos cientistas informações valiosas para melhor compreender o papel que estas partículas de poeira interplanetária desempenham no fornecimento de água e moléculas carbonosas à jovem Terra.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quer então dizer que a massa da Terra aumenta todos os anos levando ao aumento progressivo do seu campo gravitacional. De igual modo, todos os anos cai material cósmico que pode conter assinatura biológica e ao combinar-se com os elementos terrestres, pode-se desenvolver formas de vida com ajuda de material extraterrestre. O próprio ADN ( Ácido Desoxirribonucleico) que é a molécula da vida, pode estar na base de todas as formas de vida animal sejam elas terrestres ou hipoteticamente extraterrestres, ou seja, o ADN pode existir em qualquer planeta do universo onde as condições sejam absolutamente favoráveis.

  2. Será que o ADN do corona vírus terá vindo com essas poeiras? Da China não foi, como ficou provado com a visita da OMS!

RESPONDER

Rio usa escutas da Casa Pia para acusar Costa de interferir na Justiça

Numa entrevista à RTP3, o líder do PSD recordou escutas da Casa Pia e sugeriu que Costa não o pode acusar de tentar interferir na Justiça dado o "historial" que tem.  Ao ser questionado sobre as …

Comunistas desvalorizam as Grandes Opções porque condicionam OE2022

O diploma do Governo sobre as Grandes Opções 2021-2025 baixou sem votação à Comissão de Orçamento e Finanças (COF) a pedido do PS, porque estava condenado ao chumbo. O PCP avisou que iria votar contra e …

Novo estudo defende que os peixes podem sentir dor

As partes do cérebro humano que processam o desconforto da dor não têm um equivalente no cérebro dos peixes. Então, isto significa que esses animais não são capazes de a sentir? Não necessariamente, de acordo …

Costa diz que acordo na Cimeira Social será marco na UE. Merkel falha "ponto alto" da Presidência portuguesa

O primeiro-ministro espera que a Cimeira Social, no Porto, na sexta-feira, seja um marco na história da União Europeia (UE) com a obtenção de um acordo geral subscrito por instituições europeias e, pela primeira vez, …

Chelsea afasta Real Madrid e vai defrontar o City na final da Champions

O Chelsea qualificou-se, esta quarta-feira e pela terceira vez, para a final da Liga dos Campeões, marcando encontro com os compatriotas do Manchester City, ao vencer em casa o Real Madrid por 2-0, na segunda …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Quanto tempo demorará a chegar o elevador? A Matemática respondeu

A cena é clássica: toca-se no botão do elevador e espera-se de cabeça erguida enquanto se espera que venha a toda velocidade. Mas é possível saber exatamente quando tempo demorará a elevador a abrir-se à …

Cientistas descobrem características de um possível glaciar em Marte

Um novo estudo descobriu que a Arcadia Planitia, planície em Marte, apresenta características sinuosas estranhas, que são muitos semelhantes às correntes de gelo nos mantos de gelo da Antártida. De acordo com o site Live Science, …

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …