/

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

4

(dr) Hope Ishii / University of Hawaii

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano.

Os micrometeoritos são pequenas partículas de poeira interplanetária com alguns décimos a centésimos de milímetro que passaram pela atmosfera e alcançaram a superfície da Terra.

Para analisar este material, foram realizadas seis expedições, nas últimas duas décadas, perto da estação franco-italiana de Concordia (Domo C), localizada a 1.100 quilómetros da costa de Adelie Land, no coração da Antártida. O Domo C é um local de recolha ideal devido à baixa taxa de acumulação de neve e à quase ausência de poeira no solo.

De acordo com o Europa Press, os cientistas recolheram partículas extraterrestres suficientes (que variavam entre 30 a 200 micrómetros de tamanho, ou seja, 0.03 e 0.2 milímetros) e mediram o seu fluxo anual, que corresponde à massa acumulada na Terra por metro quadrado por ano.

Se os resultados forem aplicados a todo o planeta, o fluxo anual total de micrometeoritos representa 5.200 toneladas por ano.

 

Micrometeoritos da Antártida

Esta é a principal fonte de matéria extraterrestre no nosso planeta.

Uma comparação do fluxo de micrometeoritos com as previsões teóricas confirma que a maioria destas partículas é proveniente de cometas (80%) e o resto de asteróides.

O artigo científico, publicado recentemente na Earth and Planetary Science Letters, dá aos cientistas informações valiosas para melhor compreender o papel que estas partículas de poeira interplanetária desempenham no fornecimento de água e moléculas carbonosas à jovem Terra.

Liliana Malainho, ZAP //

4 Comments

  1. Quer então dizer que a massa da Terra aumenta todos os anos levando ao aumento progressivo do seu campo gravitacional. De igual modo, todos os anos cai material cósmico que pode conter assinatura biológica e ao combinar-se com os elementos terrestres, pode-se desenvolver formas de vida com ajuda de material extraterrestre. O próprio ADN ( Ácido Desoxirribonucleico) que é a molécula da vida, pode estar na base de todas as formas de vida animal sejam elas terrestres ou hipoteticamente extraterrestres, ou seja, o ADN pode existir em qualquer planeta do universo onde as condições sejam absolutamente favoráveis.

  2. Será que o ADN do corona vírus terá vindo com essas poeiras? Da China não foi, como ficou provado com a visita da OMS!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.