/

45% dos alunos do 1.º ciclo não tiveram ensino à distância

De acordo com uma nova sondagem, quase metade dos alunos do 1.º ciclo não tiveram qualquer tipo de ensino formal entre 16 de março e os dias 6 a 9 de abril.

Quase metade dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico não tiveram ensino à distância, pelo menos até aos dias 6 a 9 de abril, concluiu uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa para o Público e para a RTP, divulgada este domingo.

Só 55% dos pais responderam afirmativamente à pergunta “a escola do seu filho iniciou já um processo de ensino à distância?”. Os restantes 45% terão ficado sem qualquer tipo de ensino formal desde 16 de março, dia em que todas as escolas foram encerradas por causa do novo coronavírus. A amostra é composta por 1.700 inquiridos.

Segundo o diário, um dos motivos que explica este indicador é a ausência de recursos digitais nas casas de muitos alunos. Outra explicação será a de que também muitos professores não possuem os recursos necessários para promoverem o ensino à distância, adianta o Público.

Em relação ao 3.º período, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), diz-se convencido de que a situação vai melhorar, até porque há muitas autarquias que têm estado a oferecer tablets e computadores aos estudantes.

O 3.º período arranca esta terça-feira, mas apenas à distância. O Governo adaptou a grelha da RTP Memória que contará, a partir do dia 20 de abril, com a emissão de conteúdos didáticos até ao 9.º ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.