Com mais de 40 infetados, Hospital de Vila Franca de Xira encaminha doentes para outras urgências

Vitó / Flickr

O Hospital de Vila Franca de Xira, com mais de 40 pessoas infetadas com covid-19, pediu o encaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências através dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

“O Hospital Vila Franca de Xira [distrito de Lisboa] solicitou […] o encaminhamento dos doentes orientados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para serviços de urgência de outras unidades hospitalares”, explicita a informação enviada à agência Lusa pela unidade hospitalar.

A mesma informação acrescenta que a medida é “temporária” e “decorre da necessidade de garantir resposta nos serviços de internamento que, atualmente, se encontram com capacidade limitada”. Contudo, o serviço de urgência do hospital “mantém-se disponível aos utentes que se desloquem pelos próprios meios”.

O jornal Público observa que a decisão ocorre devido à limitação da sua capacidade de internamento, agravada com o surto de covid-19 detetado na passada segunda-feira.

O hospital registou esta quarta-feira 19 doentes e 23 trabalhadores contagiados com o SARS-CoV-2, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

A existência deste surto foi divulgada na terça-feira.

“O Hospital Vila Franca de Xira informa que realizou um total de 290 testes de despistagem à covid-19 à população hospitalar, destes registaram-se 238 resultados negativos, entre colaboradores e doentes. Com teste positivo foram identificados 19 doentes internados e 23 profissionais”, adianta fonte hospitalar, em nota enviada à Lusa.

A mesma fonte refere que se registou, entretanto, um óbito, um “doente de 90 anos que sofria de múltiplas patologias graves associadas”, e que se encontram três doentes internados que “inspiram mais cuidados devido à idade avançada”.

“Os restantes doentes mantêm-se clinicamente estáveis e os profissionais encontram-se em isolamento no domicílio”, esclarece a nota. A mesma fonte diz ainda que, para proteção dos doentes e dos profissionais, o Hospital de Vila Franca de Xira vai manter o reforço das medidas de segurança e higienização implementadas, onde se inclui a suspensão da presença de acompanhantes no serviço de Medicina Interna.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …