39 anos depois, Portugal venceu a Itália

Hugo Delgado / Lusa

-

O primeiro golo de Éder deu hoje à seleção portuguesa de futebol o triunfo sobre a Itália, por 1-0, e pôs fim a um período de quase 40 anos sem vencer os transalpinos.

Num particular realizado em Genebra, na Suíça, o avançado do Sporting de Braga estreou-se, finalmente, a marcar pela ‘formação das quinas’ e foi determinante na primeira vitória sobre a Itália desde 1976, num encontro em que Cristiano Ronaldo foi o grande ausente.

Éder concretizou da melhor forma um centro de Ricardo Quaresma, aos 52 minutos, num jogo em que João Moutinho assinou igualmente uma excelente exibição, assim como o guarda-redes Beto, que manteve a vantagem nos minutos finais.

Com um total de seis alterações no ‘onze’ em relação ao jogo com a Arménia, incluindo as entradas de Varela e Danilo, Portugal demorou algum tempo a entrar no jogo e ‘abusou’ de Ricardo Quaresma na ala direita.

O extremo cedo teve a responsabilidade de pegar no jogo ofensivo da seleção nacional, mas quase tudo saiu mal ao jogador do FC Porto, tanto que a Itália esteve perto de marcar devido a um erro seu.

Depois de tirar a bola a Quaresma em zona proibida, Bertolacci ficou em boa posição para dar vantagem aos transalpinos, mas acabou por falhar o alvo.

Após perder Fábio Coentrão, que regressou ao lado esquerdo da defesa, devido a lesão (foi rendido por Eliseu aos 24 minutos), Portugal voltou a estar perto de ficar em desvantagem, desta vez com El Shaarawy também a falhar por centímetros a baliza que hoje pertenceu a Beto.

A partir daí, Portugal cresceu na partida, sobretudo após uma lance em Varela esteve muito perto de marcar, devido a um erro do guarda-redes italiano.

Com a bola nos pés, Sirigu deixou-se desarmar por Eder na pequena área, o avançado do Sporting de Braga assistiu Varela que, com a baliza deserta, atirou fraco, dando tempo a Ranocchia pudesse cortar em cima da linha de golo.

Mesmo assim, este lance fez acordar a seleção portuguesa, que manteve o controlo da partida até ao intervalo e voltou a estar perto de inaugurar o marcador, desta vez com a Moutinho a atirar para boa defesa do guarda-redes italiano.

Portugal regressou para a segunda parte com Cedric e Adrien no ‘onze’, nos lugares dos ‘apagados’ Vieirinha e Tiago, respetivamente, e apanhou um valente susto quando Immobile acertou no poste.

Contudo, praticamente na jogada seguinte, aos 52 minutos, Portugal chegou à vantagem através de Éder, que ‘fuzilou’ Sirigu após excelente centro de Quaresma na esquerda.

Portugal ficou dono e senhor do jogo, sobretudo devido a Adrien, que deu nova vida ao meio campo luso, e criou várias oportunidades para dilatar a vantagem, mas tanto Eder, como Moutinho e Varela falharam no momento decisivo.

Nos minutos finais, a Itália arriscou mais e empurrou Portugal para a sua área, tendo nessa altura entrando Beto em ‘cena’.

O guarda-redes do Sevilha, com duas grandes defesas, impediu que a ‘squadra azzurra’ alcançasse a igualdade e acabou por ser determinante no triunfo luso.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …