39 anos depois, Portugal venceu a Itália

Hugo Delgado / Lusa

-

O primeiro golo de Éder deu hoje à seleção portuguesa de futebol o triunfo sobre a Itália, por 1-0, e pôs fim a um período de quase 40 anos sem vencer os transalpinos.

Num particular realizado em Genebra, na Suíça, o avançado do Sporting de Braga estreou-se, finalmente, a marcar pela ‘formação das quinas’ e foi determinante na primeira vitória sobre a Itália desde 1976, num encontro em que Cristiano Ronaldo foi o grande ausente.

Éder concretizou da melhor forma um centro de Ricardo Quaresma, aos 52 minutos, num jogo em que João Moutinho assinou igualmente uma excelente exibição, assim como o guarda-redes Beto, que manteve a vantagem nos minutos finais.

Com um total de seis alterações no ‘onze’ em relação ao jogo com a Arménia, incluindo as entradas de Varela e Danilo, Portugal demorou algum tempo a entrar no jogo e ‘abusou’ de Ricardo Quaresma na ala direita.

O extremo cedo teve a responsabilidade de pegar no jogo ofensivo da seleção nacional, mas quase tudo saiu mal ao jogador do FC Porto, tanto que a Itália esteve perto de marcar devido a um erro seu.

Depois de tirar a bola a Quaresma em zona proibida, Bertolacci ficou em boa posição para dar vantagem aos transalpinos, mas acabou por falhar o alvo.

Após perder Fábio Coentrão, que regressou ao lado esquerdo da defesa, devido a lesão (foi rendido por Eliseu aos 24 minutos), Portugal voltou a estar perto de ficar em desvantagem, desta vez com El Shaarawy também a falhar por centímetros a baliza que hoje pertenceu a Beto.

A partir daí, Portugal cresceu na partida, sobretudo após uma lance em Varela esteve muito perto de marcar, devido a um erro do guarda-redes italiano.

Com a bola nos pés, Sirigu deixou-se desarmar por Eder na pequena área, o avançado do Sporting de Braga assistiu Varela que, com a baliza deserta, atirou fraco, dando tempo a Ranocchia pudesse cortar em cima da linha de golo.

Mesmo assim, este lance fez acordar a seleção portuguesa, que manteve o controlo da partida até ao intervalo e voltou a estar perto de inaugurar o marcador, desta vez com a Moutinho a atirar para boa defesa do guarda-redes italiano.

Portugal regressou para a segunda parte com Cedric e Adrien no ‘onze’, nos lugares dos ‘apagados’ Vieirinha e Tiago, respetivamente, e apanhou um valente susto quando Immobile acertou no poste.

Contudo, praticamente na jogada seguinte, aos 52 minutos, Portugal chegou à vantagem através de Éder, que ‘fuzilou’ Sirigu após excelente centro de Quaresma na esquerda.

Portugal ficou dono e senhor do jogo, sobretudo devido a Adrien, que deu nova vida ao meio campo luso, e criou várias oportunidades para dilatar a vantagem, mas tanto Eder, como Moutinho e Varela falharam no momento decisivo.

Nos minutos finais, a Itália arriscou mais e empurrou Portugal para a sua área, tendo nessa altura entrando Beto em ‘cena’.

O guarda-redes do Sevilha, com duas grandes defesas, impediu que a ‘squadra azzurra’ alcançasse a igualdade e acabou por ser determinante no triunfo luso.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …