/

31 anos depois, homossexuais vão poder dar sangue nos EUA

A agência norte-americana de medicamentos (FDA) disse hoje que pretende alterar a proibição da doação de sangue por homossexuais masculinos, permitindo que o façam após abstinência de atividades sexuais durante um ano.

A Food and Drug Administration, FDA, precisou que a decisão reside nas conclusões de recentes dados científicos relacionados com a política de doação para homossexuais masculinos, e nas recomendações de comités consultivos de peritos independentes do ministério da Saúde da própria Agência, em colaboração com outras agências federais.

“A FDA vai tomar as medidas necessárias para recomendar uma alteração na proibição atual para homens que tiveram relações com outros homens em doar o seu sangue, caso o seu último relatório tenha o prazo de um ano”, indicou em comunicado a diretora do FDA, Margaret Hamburg.

A proibição que impede os homossexuais norte-americanos de doarem sangue durante toda a sua vida remonta há 31 anos, numa época em que a epidemia do Sida estava no auge e quando a medicina ainda possuía poucas informações sobre o vírus de imunodeficiência humana (VIH).

Os opositores a esta proibição argumentam que os actuais conhecimentos médicos e científicos não justificam uma medida tão extrema.

A FDA vai submeter uma proposta para a alteração destas normas já em 2015, e que será analisada previamente pelas partes envolvidas antes de ser concluída.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.