Cientistas encontram 300 vírus “enormes” com habilidades estranhas

Graham Beards / Wikimedia

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus “enormes” com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos.

Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a população em alerta para uma possível pandemia mundial. O coronavírus da China, que já fez mais de 250 mortos e que conta com cerca de 15 mil infetados, não é o único a ameaçar o planeta.

Só esta semana, a Nigéria alertou para uma doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou centenas e foi descoberto um vírus no Brasil que não tem quase nenhum gene conhecido pela Ciência.

Agora, num novo estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Nature, uma equipa de investigadores encontrou 300 vírus “enormes” com habilidades estranhas. Estes foram encontrados em amostras de fezes de humanos e animais, corpos de água, sedimentos lamacentos e fontes termais, entre outros locais.

“Os genomas são grandes, alguns muito maiores que os ‘típicos’ fagos”, disse a autora do estudo Jill Banfield em declarações ao Gizmodo. O maior vírus encontrado tinha um tamanho genético dez vezes maior do que um fago normal. O facto de alguns destes genes serem encontrados em organismos e células, permite que tenham habilidades diferentes do habitual.

Os fagos que vivem no intestino humano influenciam o microbioma intestinal, podendo afetar o risco das pessoas contraírem certas doenças. Estes também podem transferir genes para bactérias que podem torná-las mais resistentes a antibióticos ou mais propensos a causar doenças.

Os autores realçam que este estudo mostra como sabemos tão pouco sobre os vírus e que este mundo paralelo “é muito mais complicado e interessante do que se acreditava anteriormente”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …