/

Cientistas encontram 300 vírus “enormes” com habilidades estranhas

Graham Beards / Wikimedia

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus “enormes” com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos.

Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a população em alerta para uma possível pandemia mundial. O coronavírus da China, que já fez mais de 250 mortos e que conta com cerca de 15 mil infetados, não é o único a ameaçar o planeta.

Só esta semana, a Nigéria alertou para uma doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou centenas e foi descoberto um vírus no Brasil que não tem quase nenhum gene conhecido pela Ciência.

Agora, num novo estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Nature, uma equipa de investigadores encontrou 300 vírus “enormes” com habilidades estranhas. Estes foram encontrados em amostras de fezes de humanos e animais, corpos de água, sedimentos lamacentos e fontes termais, entre outros locais.

“Os genomas são grandes, alguns muito maiores que os ‘típicos’ fagos”, disse a autora do estudo Jill Banfield em declarações ao Gizmodo. O maior vírus encontrado tinha um tamanho genético dez vezes maior do que um fago normal. O facto de alguns destes genes serem encontrados em organismos e células, permite que tenham habilidades diferentes do habitual.

Os fagos que vivem no intestino humano influenciam o microbioma intestinal, podendo afetar o risco das pessoas contraírem certas doenças. Estes também podem transferir genes para bactérias que podem torná-las mais resistentes a antibióticos ou mais propensos a causar doenças.

Os autores realçam que este estudo mostra como sabemos tão pouco sobre os vírus e que este mundo paralelo “é muito mais complicado e interessante do que se acreditava anteriormente”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.