30 mortos em combates entre Arménia e Azerbaijão no Nagorno-Karabakh

Combates violentos entre militares da Arménia e do Azerbaijão fizeram pelo menos 30 mortos este sábado na região montanhosa de Nagorno-Karabakh, disputada há décadas pelos dois países. A Rússia, que vendeu armas aos dois lados, pediu o fim imediato dos combates.

O presidente da Arménia, Serzh Sarkisian, disse que 18 soldados arménios foram mortos e cerca de 35 ficaram feridos nos piores combates desde 1994, quando um cessar-fogo encerrou um conflito no qual rebeldes arménios conquistaram a região do Nagorno-Karabakh ao Azerbaijão.

Sarkisian não especificou se os soldados mortos são rebeldes da República do Nagorno-Karabakh ou se são arménios.

O Nagorno-Karabakh é uma república independente de facto, ainda que não reconhecida internacionalmente, e é apoiada pela Arménia, com a qual mantém laços estreitos.

Já o governo do Azerbaijão afirmou que 12 dos seus soldados foram mortos nos combates e que um helicóptero militar foi abatido.

Segundo a Deutsche Welle, há também vítimas civis a lamentar. O governo da região separatista afirmou que um menino de 12 anos foi morto e dois menores de idade ficaram feridos com o impacto de um míssil disparado pela forças azeris.

A Arménia acusa o Azerbaijão de “iniciar um forte ataque ao longo da fronteira do Karabakh, usando tanques, artilharia e helicópteros”. Já o governo do Azerbaijão afirmou que apenas se defendeu depois de militares terem sido atacados com “artilharia de grosso calibre e lançadores de granadas”.

O governo do Azerbaijão afirmou que os combates cessaram no início da noite, mas alertou que a situação continua tensa no local.

Armdesant / Wikipedia

Soldados arménios no Nagorno-Karabakh em 1994

Soldados arménios no Nagorno-Karabakh em 1994

No início dos anos 1990, separatistas arménios, apoiados pelo governo arménio, conseguiram obter controle sobre a região de Nagorno-Karabakh, numa guerra que custou cerca de 30 mil vidas.

Apesar do cessar-fogo de 1994, nunca foi assinado um acordo de paz.

A região continua a ser internacionalmente reconhecida como parte do Azerbaijão, e conflitos pontuais entre os dois lados são comuns na fronteira.

O conflito deste sábado, porém, marca um acirramento da violência.

Já este domingo, o Azerbaijão anunciou um cessar-fogo unilateral contra as tropas da Arménia.

“O Azerbaijão, mostrando boa vontade, decidiu cessar unilateralmente as hostilidades”, afirmou o Ministério da Defesa, em comunicado citado pelas agências de notícias.

Segundo o comunicado, o país “levou em consideração os apelos de organizações internacionais”.

sras.org

O Nagorno-Karabakh, república independente de facto, é uma região montanhosa disputada entre a Arménia e o Azerbaijão

O Nagorno-Karabakh, república independente de facto, é uma região montanhosa no sul do Cáucaso, disputada entre a Arménia e o Azerbaijão

A população de Nagorno-Karabakh é etnicamente arménia e de maioria cristã. O Azerbaijão é um país maioritariamente muçulmano.

O Grupo de Minsk, que media o conflito, anunciou que haverá uma reunião de emergência na próxima terça-feira, em Viena, para tentar conter a nova onda de violência.

Do grupo fazem parte os Estados Unidos, a Rússia, a Turquia, a Alemanha e a França, entre outros países.

ZAP / DW

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …

Trump confirma: Diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un

O Presidente dos Estados Unidos confirmou, esta quarta-feira, que o diretor da CIA fez uma visita secreta à Coreia do Norte na semana passada para se reunir com Kim Jong-un. Através da sua conta no Twitter, …